Logo da CBIC
18/06/2019

Norma de Desempenho é tema de reunião do Grupo Regional de Normas do DF

O desenvolvimento dos trabalhos de revisão da ABNT NBR 15575  (Norma de Desempenho) foi um dos assuntos da reunião realizada no último dia 14 de junho, em Brasília. O Grupo Regional de Acompanhamento de Normas Técnicas do Distrito Federal, coordenado por Silvio Eduardo, da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), convidou Fábio Villas Boas, coordenador da Comissão de Estudos responsável pela revisão da Norma, para falar sobre o andamento dos trabalhos.

Fábio Villas Boas esclareceu que devido ao grande número de inscritos nos Grupos de Trabalho de revisão da Norma, chegando a quase duzentos em um deles, foi reavaliada a metodologia de trabalho proposta na reabertura da Norma.

Os Grupos trabalharão para propor um texto-base inicial e serão formados basicamente pelo coordenador do tema e pelo consultor especialista da área. Em uma próxima etapa serão convocadas plenárias não oficiais para discutir os textos com todos os inscritos nos Grupos. Apenas depois de atingido o consenso nos Grupos temáticos serão convocadas as reuniões plenárias oficiais onde os textos serão formalmente aprovados. Hoje os trabalhos estão na primeira etapa descrita.

Outros assuntos importantes fizeram parte da pauta.

Patrícia Bittencourt e Marcos Velletri, do Secovi-SP, apresentaram os Manuais de Escopo e seus documentos complementares, que representam uma importante base de informações dirigida a contratantes e projetistas que buscam por qualidade no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários. O trabalho está disponível no site www.manuaisdeescopo.com.br.

“Esperamos que os escopos e roteiros de memoriais desenvolvidos possam apoiar e serem instrumentos úteis para a gestão do processo de desenvolvimento e coordenação de projeto visando a aplicação organizada dos requisitos e critérios de desempenho da ABNT NBR 15575:2013”, Patrícia Bittencourt.

Lydio Bandeira, do Sinduscon-Rio e representante do Grupo Regional de Normas do Rio, falou sobre o processo de análise dos votos da Consulta Nacional do Projeto de Emenda da ABNT NBR 9050 – Acessibilidade. A última reunião aconteceu no dia 09/04/2019 e o texto foi encaminhado para análise e posterior publicação pela ABNT.

Roberto Matozinhos, consultor do Sinduscon-MG e líder do Gant/Comat/CBIC atualizou os participantes sobre as últimas alterações de normas técnicas do setor e divulgou informações sobre os projetos de revisão e de elaboração de normas, acompanhados pelo Grupo Nacional de Normas Técnicas (Gant) da Comat/CBIC. A apresentação mostrou o número de normas que são monitoradas pelo Gant e divulgadas no Portal de Normas Técnicas da CBIC. “Precisamos de um maior envolvimento dos profissionais das construtoras participando ativamente das discussões destas normas”.

A reunião foi aberta para participação à distância de vários Grupos Regionais de discussão de normas, dos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco, Mato Grosso, Paraíba e Ceará.

As ações do Gant estão contidas no Projeto Gestão das Normas Técnicas do setor, uma iniciativa da CBIC e do Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024