Logo da CBIC
25/04/2019

Estruturação de Grupo Regional de Normas é pauta de reunião em MG

A criação de um Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas em Minas Gerais foi tema da primeira reunião de 2019 da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) de Minas Gerais, realizada no dia 24 de abril, em Belo Horizonte (MG). O Sinduscon-MG e o Senai-MG convidaram a coordenadora do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da Comat/CBIC, Mayra Soares, para apresentar a ação nacional de disseminação do Processo de Normalização e estruturação de Grupos Regionais de discussão de normas.

“O Grupo de Normas será uma oportunidade das pequenas, médias e grandes empresas participarem do processo de normalização, possibilitando a troca de experiências e contribuindo para a formação dos profissionais” ponderou Mayra Soares. A apresentação mostrou o número de normas que são monitoradas pelo Gant e divulgadas no Portal de Normas Técnicas da CBIC. “Precisamos do envolvimento dos profissionais das construtoras participando ativamente das discussões destas normas”, complementou Roberto Matozinhos, consultor do Sinduscon-MG e líder do Gant/Comat/CBIC.

O Plano de Ação do Gant iniciou em 2018 com a realização de três Seminários que desvendaram o Processo de Normalização, disponíveis no YouTube da entidade, na página /CBICVIDEOS. Agora o foco é o contato com os interessados em criar Grupo de discussão de normas regional. Fruto deste trabalho, o Grupo de Alagoas já se estruturou e está participando da revisão da Norma ABNT NBR 14931 Execução de Estruturas de Concreto.

 

Outros estados já estão em contato com a coordenação do Gant e receberam as diretrizes e fluxo para a estruturação do Grupo, dentre eles o Paraná, Alagoas, Pernambuco, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Paraíba, Santa Catarina e Goiás. As empresas interessadas em participar poderão entrar em contato com o Sinduscon local ou com o Gant através do e-mail [email protected].

Os Grupos da Bahia, do Rio de Janeiro, do Distrito Federal e de Balneário Camboriú-SC, foram os pioneiros e trabalham em sintonia com o Gant, contribuindo para a melhoria das normas nacionais.

As ações do Gant estão contidas no Projeto Gestão das Normas Técnicas do setor, uma iniciativa da CBIC e do Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024