Logo da CBIC
01/04/2019

Portal de Normas Técnicas da CBIC é pauta de reunião da Fiemg

Representantes do Gant/CBIC participam de reunião da CIC/Fiemg

Representantes do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a convite do presidente da CIC e vice-presidente da FIEMG, Teodomiro Diniz Camargo, participaram no último dia 28 de março, na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte, da reunião da Câmara da Indústria da Construção (CIC).

O presidente da Federação, Flávio Roscoe, abriu o evento afirmando que “apesar do momento difícil que Minas Gerais está vivenciando, estamos em um período de transformação e a Fiemg faz parte disso”.

O líder do Gant/Comat, Roberto Matozinhos, apresentou o Portal de Normas Técnicas da CBIC e o acompanhamento de normas realizado pelo Grupo.

“Projeto de primeiro mundo” comentou Teodomiro Diniz após a apresentação.

Na oportunidade foi divulgado o evento do Gant, que ocorrerá no dia 11 de abril, das 15h às 17h, na sede da CBIC, em Brasília: “Gestão da Normalização em Empresas Construtoras”. O evento será transmitido pelo YouTube da entidade, na página CBICVIDEOS.

Foi feito o convite para os sindicatos, empresas e instituições da área da construção presentes, para a criação, com apoio do Gant, de um Grupo Regional de acompanhamento de Normas Técnicas. O plano de ação do Gant para estruturação de Grupos Regionais tem o objetivo de mudar o contexto atual, de maneira que o envolvimento do setor com as normas se dê não pelo simples uso, mas pela participação no processo de normalização, potencializando o desenvolvimento de normas nacionais, regionais e internacionais que atendam às necessidades do setor.

Também foram temas da reunião a substituição Tributária, a Indústria 4.0 na Construção, a parceria para implantação do BIM do Deer/Setop, as Novas Fichas de Avaliação de Desempenho – FADs/Sinat – PBQP-H e os últimos dados econômicos da cadeia produtiva da Indústria da Construção.

As ações do Gant estão contidas no Projeto Gestão das Normas Técnicas do setor, uma iniciativa da CBIC e do Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Dezembro, 2023