Logo da CBIC
31/01/2019

CBIC debate rompimento da barragem em Brumadinho (MG)

O rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), nessa sexta-feira (25), será o primeiro assunto em pauta na próxima reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), na próxima quinta (7).

O apresentador será o vice-presidente da área na CBIC e responsável pela comissão, Dionyzio Klavdianos. “Um acidente como esse repercute no setor em todos os aspectos. Para cumprir nosso papel como engenheiros e construtores temos que indagar questões como técnica, precificação e riscos envolvidos”, ressalta.

Também participará do painel o vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Leonardo Braga Passos.

A seguir, a programação conta com palestra sobre problemas de desplacamento de revestimento cerâmico, a cargo do vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo (Sinduscon-SP), Paulo Sánchez.

Na parte da tarde, mais uma série de apresentações abordarão assuntos variados, desde norma de desempenho a disseminação do Building Information Model (BIM).

Barragem em Brumadinho (MG) se rompeu nessa sexta-feira (15)

Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas se reúne nesta quarta (6)

A primeira reunião do ano do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da CBIC ocorre nesta quarta-feira (6). Entre outros assuntos, serão discutidas as principais normas em consulta nacional:

  • ABNT NBR 16747 – Inspeção predial – Diretrizes, conceitos, terminologia, requisitos e procedimento
  • ABNT NBR 6122 – Projeto e execução de fundações

As palestras das reuniões de 6 e 7 de fevereiro estão contidas nos projetos Gestão das Normas Técnicas do Setor e Tendências e Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na Construção, iniciativas da CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024