Logo da CBIC
30/10/2018

Conheça os vencedores do 3º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP

Em noite de festa e celebração, o 3º Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP, maior premiação em gestão da construção do Brasil, anunciou seus vencedores no encerramento do 9º Seminário Internacional BIM. Realizado pelo SindusCon-SP, por meio dos comitês de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e Meio Ambiente (Comasp), e com patrocínio da Caixa Econômica Federal, o prêmio é voltado para o mercado da indústria da construção civil com o intuito de promover e incentivar a adoção da Modelagem da Informação da Construção (BIM) em empreendimentos, empresas, entidades públicas e academia.

Na abertura, o vice-presidente de Imobiliário do SindusCon-SP, Odair Senra, destacou a qualidade dos projetos apresentados. “Todos os finalistas prestaram preciosas contribuições à expansão do BIM no Brasil.”
O coordenador técnico do prêmio, Rogério Suzuki, ressaltou a importância do aprendizado mútuo entre as diferentes frentes do setor. “Todos aqui presentes sabem que implantar BIM é uma jornada de sangue, suor e lágrimas. Mas vale muito a pena.”

Vencedores
Na categoria Academia o vencedor foi Alex Roda Maciel, da Universidade de São Paulo (USP) pela contribuição relevante num tema inovador, ainda pouco explorado do BIM mundialmente – além do resultado atingido ao integrar projeto e indústria.

Nesta categoria houve duas menções honrosas a trabalhos. A primeira foi para Eduardo Toledo Santos (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) escolhido pelo trabalho que realizou contribuição efetiva colocando o Brasil no cenário internacional acadêmico na temática do ensino de BIM.

O segundo reconhecimento foi para Fernanda Almeida Machado (Universidade Estadual de Campinas), pois, segundo os jurados, investigou um tema de fundamental para a indústria 4.0, abrindo caminho para a discussão.

Já na categoria Fornecedor quem levou foi a Saint Gobain do Brasil por desenvolver sua solução de forma muito próxima aos usuários finais embutindo qualidade e relevância nas informações constantes nos componentes de sua biblioteca BIM.

O júri escolheu a MHA Engenharia como melhor empresa na categoria Projetista. Para o corpo de jurados a indicação se deu pelo desenvolvimento de processos e soluções de gestão de BIM de alta qualidade, integrando ferramentas, automatizando a documentação e contornando problemas conhecidos de forma criativa – provando estar apta a participar de qualquer empreendimento seja em complexidade ou magnitude.

Duas menções honrosas foram realizadas nesta categoria. A primeira para a Projelet ECOM pelo grande exemplo de que a aplicação de investimento correto e planejado, mesmo que realizado à contramão do mercado, gera a transformação positiva do negócio.

A segunda menção foi dedicada à Pedreira Engenharia por seu investimento em uma época de baixa atividade do mercado, realizando extraordinário esforço para se reinventar e introduzir o BIM como prática projetual.

Na categoria Contratante a MPD Construtora e Incorporadora foi escolhida a grande vencedora por aliar gestão das equipes, correta estruturação de documentação, fluxos de trabalho e informações da modelagem à proposta de parceria junto aos projetistas que não haviam implantado BIM como prática.

Por fim, na categoria Construtor o prêmio foi para a Método Engenharia. Sua indicação ocorreu pela adoção do BIM como premissa básica nos empreendimentos da empresa, pela abrangência dos usos e integração de diversas ferramentas de gestão no escritório e canteiro aliados às métricas para medir os ganhos obtidos.

Fomento às melhores práticas – O Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP busca disseminar as melhores práticas de uso, fomentar a implantação nos currículos universitários brasileiros e incentivar o desenvolvimento de bibliotecas BIM pelos fornecedores de materiais e componentes de construção.

O sindicato tem sido um grande incentivador da adoção do BIM, que integra as equipes desde a concepção dos projetos, agiliza a construção, evita retrabalhos, reduz custos e otimiza a manutenção futura dos sistemas prediais.

Os trabalhos foram julgados seguindo critérios como relevância, inovação, contribuição para a evolução do mercado e lições aprendidas por um comitê especial formado por profissionais e professores especializados em BIM.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024