Logo da CBIC
24/10/2018

Teresina sedia Workshop Implantação do BIM

Nesta segunda-feira (22), com aproximadamente 300 participantes, o Sindicato das Indústrias de Construção Civil de Teresina (Sinduscon-Teresina-PI) realizou o Workshop Implementação do BIM, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Nacional). O encontro ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) e contou com a apresentação da palestra sobre a Coletânea de Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras – CBIC, ministrada por Rogério Suzuki, as apresentações das desenvolvedoras de softwares BIM: Graphisoft, por Diego Vargas e Bentley, por Leonardo Tavares e a experiência bem-sucedida da Construtora Sinco Engenharia, por seu Diretor Técnico, vice-presidente de tecnologia e qualidade do SindusCon-SP e líder do projeto de disseminação do BIM da COMAT/ CBIC, Paulo Sanchez. Na programação esteve contida ainda uma palestra sobre o planejamento da implantação do BIM na Prefeitura Municipal de Teresina, realizada pela líder do projeto, Virginia Moura e realização de debate com os participantes, ao final.

O presidente do Sinduscon Teresina Francisco Reinaldo afirma que o Workshop superou expectativas. “O evento foi bastante participativo, tivemos três palestras e uma em especial ministrada por Rogério Suzuki. Fiquei muito feliz com o feedback que já tive desse primeiro momento, onde muitas pessoas discutiram um novo modelo de gestão para construir”, conta.

O palestrante nacional e consultor da BIM pela CBIC, Rogério Suzuki, espera que após o workshop as pessoas possam se interessar ainda mais e buscar bons caminhos para a adoção dos processos BIM: “Fiquei surpreso pela quantidade de pessoas aqui presentes e o grau de interesse. Reproduzimos o trabalho de conscientização que temos feito em outras localidades com o objetivo de explicar o conteúdo da coletânea e espero que tenhamos contribuído para uma mobilização aqui em Teresina e região”, finaliza.

O sentimento de Paulo Sanchez, que abordou no evento as “Experiências bem- sucedidas de empresas do segmento” é de satisfação com o evento e com o processo que a Prefeitura de Teresina está adotando para a utilização do BIM. “Um evento que teve mais de 300 pessoas interessadas em aprender é fantástico. E o que vou levar para os outros lugares é o exemplo da prefeitura que está trabalhando bastante neste processo e o gestor é o primeiro a cobrar isso, com o comprometimento de cima para baixo”, afirma.

Para o prefeito de Teresina, Firmino Filho, a chegada do BIM era inevitável não somente nas empresas privadas, mas também no setor público. “Por parte do poder público já existe uma preocupação e uma discussão de que todas as obras sejam feitas no BIM. É uma tendência irreversível e será uma obrigação que chegará mais cedo ou mais tarde”, finaliza.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Maio, 2024