Logo da CBIC
17/09/2018

Revisão da Norma de Desempenho, Missão Técnica de 2019 e ações para Disseminação do BIM no Brasil foram destaques na 3ª reunião ordinária da Comat/CBIC

A reunião foi realizada na última quinta-feira (13/09), com a participação de 10 estados representados por 19 entidades associadas da CBIC. Os conteúdos apresentados estão contidos nos projetos 8- Gestão de Normas técnicas do Setor, 9- Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade e 10- Tendências e Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na Industria da Construção, iniciativas da CBIC e do Senai Nacional. Clique aqui para acessar o conteúdo da reunião.

Dentre as ações do projeto 8, além dos resultados alcançados com o Portal CBIC de Normas Técnicas, foram destacadas  as ações para viabilização de novas  Fichas de Avaliação de Desempenho (FADs), tendo, para tanto, a CBIC já participado de seis reuniões, coordenadas pelo Ministério das Cidades, com associações de materiais de construção, nas quais foram apresentados os resultados do levantamento de sistemas construtivos mais utilizados pelas construtoras/incorporadoras, realizada pela CBIC, com o apoio do IPT no primeiro semestre deste ano. Para ver os resultados clique aqui.

Outros assuntos amplamente debatidos foram as ações da CBIC em favor de melhor estruturação e maior apoio à revisão da Norma de Desempenho. Detalhes do planejamento foram apresentados na reunião de reabertura da comissão de estudos no dia 14 de setembro (noticiada no próximo tópico). Ainda no âmbito do acompanhamento das normas técnicas, foi destacada a necessidade de maior participação das construtoras nas reuniões da Comissão de Estudo da ABNT, que está revisando a Norma de Perícias de Engenharia (ABNT NBR 13752), pois as vistorias para entrega e recebimentos de obras estão sendo normalizadas no âmbito dessa comissão: ABNT NBR 13.752 – Perícias de Engenharia na Construção Civil. Interessados devem entrar em contato no e-mail: [email protected]

Referente ao Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, foi relatado que, na data da referida reunião, a 22ª edição já contava com 40 projetos inscritos e 33 em processo de inscrição e que a data limite, como indicado nas comunicações, foi postergada para o dia 20 de setembro. Foram ainda apresentadas as principais visitas da Missão Técnica Internacional, prevista para o início do primeiro semestre de 2018, prêmio que fará jus os vencedores da  edição deste ano e que poderá contar com a participação de demais interessados.

Os principais focos da missão serão: inovação, sustentabilidade e desempenho da Indústria da Construção. Dentre as visitas em planejamento estão: CSTB – Centre Scientifique e Technique du Batment, foco em desempenho e eficiência energética; Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Saint Gobain – Aubevillier, foco em materiais e sistemas para desempenho; Bouygues Immobilier, um dos maiores grupos de construção francês, foco em inovação aberta, em sustentabilidade, BIM como “construir antes”, realidade virtual, arquitetura diferenciada e empreendimentos zero carbono e alta eficiência energética, com metas de consumo de energia que são inclusive apresentadas aos clientes na venda.

O projeto 10, que além do Estudo de pensamento de futuro – Habitação daqui a 10 anos (acesse aqui o Relatório do Estudo e a apresentação no YouTube da CBIC) – que contou com apresentação do andamento dos trabalhos, feita pelo engenheiro Luís Gustavo, coordenador do projeto por parte do Senai Nacional – engloba ações de disseminação do BIM, já  em andamento. Serão realizados dois eventos do Road Show BIM no segundo semestre deste ano, dia 22 de outubro, em Teresina-PI, e em novembro, em Belém. A novidade da programação neste ciclo é que foi incluída a apresentação das ações governamentais relacionadas ao tema. Foram apresentados ainda as iniciativas da CBIC para a criação do BIM Fórum Brasil e para a realização do projeto piloto que será realizado no DF: BIM Colaborativo. Para acesso aos materiais apresentados na reunião, clique aqui.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024