Logo da CBIC
17/09/2018

Realizada a reunião de reativação da ABNT/CE-002:136.001, que irá revisar as ABNT NBRs 15575-1 a 6

A 1ª reunião da Comissão de Estudos ABNT/ CE-002:136.001, que revisará as seis partes da ABNT NBR 15575/2013 – Edificações Habitacionais – Desempenho, foi realizada na última sexta-feira (14/09), contando com público superior a 150 participantes, representando fornecedores, produtores, institutos de pesquisa, academia e consumidores. A reunião teve dentre os itens de pauta: informações sobre o processo de elaboração de normas brasileiras, a indicação do coordenador e secretário da Comissão de Estudo e o planejamento dos trabalhos da comissão.

O Gestor do CB-002, Fernando Teixeira, abriu a reunião apresentando a missão e o escopo do Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02) e os processos de elaboração de normas no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Foi dado destaque ao uso do livelink como plataforma de disponibilização dos documentos e registros das comissões possibilitando o acompanhamento completo dos processos normativos. O engenheiro Fábio Villas Boas foi indicado pelo gestor do CB-02 e referendado pelos participantes para a coordenação da referida comissão de estudos e o engenheiro Luiz Manetti para secretário da comissão. Ambos já haviam exercido as mesmas funções por ocasião da criação da norma em 2013.

O planejamento aprovado contará com  a formação de grupos de trabalhos nas temáticas: Desempenho Estrutural, Segurança Contra Incêndio, Desempenho Térmico, Desempenho Lumínico, Desempenho Acústico, Estanqueidade, e Durabilidade e Manutenibilidade, cada um dos GTs contará com um relator específico, também já escolhidos pelos presentes. Para acessar as apresentações da reunião clique aqui. Os interessados em participar dos grupos devem se inscrever através do link: https://goo.gl/forms/aALCgdFruYpjaotk2

O presidente da Comat/CBIC, Dionyzio Klavdianos reforçou a importância da realização dos quatro Workshops – Subsídios para a Revisão da Norma de Desempenho, promovidos pela entidade no primeiro semestre deste ano. O conteúdo dos mesmos será disponibilizado aos grupos. A CBIC também contribuirá para a disponibilização  do ambiente virtual para participação à distância nas reuniões dos GTs, o que garantirá a ampliação do debate para todo o território nacional. O cadastro de pontos de participação à distância deverá ser realizado por entidades/instituições. Importante reforçar que esses grupos trabalharão no formato previsto pelas diretrizes da ABNT e cada um deles ficará responsável pela coordenação local. Demais instruções para participação serão enviadas posteriormente. A solicitação deverá ser realizada através do e-mail: [email protected].

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Abril, 2024