Logo da CBIC
14/06/2018

Sinduscon-NH e Sinduscom Vales comemoram resultado do  Hackathon da Construção Civil

O primeiro Hackathon da Construção Civil – ação do Programa Foco Empresarial –, promovido pelo Sinduscon-NH e Sinduscom Vales, numa parceria com a Fiergs – Procompi, Sebrae e CNI foi realizado ontem (13/06), no H2Hub que fica no parque tecnológico da Unisinos, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e contou com a participação de construtores, projetistas, mestres de obra, representantes do Senai e acadêmicos de graduação de diversas áreas. A trilha proposta para discussão foi “Traduzindo o projeto para o canteiro de obras através da tecnologia”.

Sob coordenação do professor Alexandre Pereira, especialista em inovação e diretor do H2Hub, o grupo formado por mais de 30 pessoas esteve reunido durante 5 horas, seguindo um roteiro de atividades que levaram a geração de potenciais soluções para a trilha proposta.

Segundo a diretora técnica do Sinduscon-NH e coordenadora do programa Foco Empresarial, Anelise Luvizon, a atividade superou as expectativas pelo alto nível da discussão e propostas apresentadas, devido a multidisciplinaridade do grupo.

Para Ricardo Ramos, diretor do Sinduscom Vales e também coordenador do Programa Foco, “o mercado carece de mais produtividade e industrialização e para que isso ocorra é necessário melhorar a qualidade da informação e promover a troca de ideias, identificando os gargalos nos processos”. E completou: “o Hackathon proporcionou a interatividade entre os diversos atores, trazendo informações novas e valorosas para a solução de problemas, cumprindo totalmente com o seu propósito”.

O Hackathon teve início em maio de 2017, com uma série de capacitações em Inovação, Sustentabilidade, Gerenciamento de Projetos, Projetos de Arquitetura e Engenharia com enfoque na Norma de Desempenho, Ambientação e Nivelamento em BIM (Building Information Modeling). Na sequência das capacitações, foram oferecidos workshops para apresentação de cases nos temas abordados e agora o Hackathon. Neste ano, ainda serão oferecidas as consultorias de implementação nas áreas de Inovação, Gerenciamento de Projetos e BIM e ainda, a Missão Internacional de Benchmarking para a Europa.

(Com informações do Sinduscon-NH) 

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024