Logo da CBIC
10/05/2018

Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador desenvolve novo sistema para implantação do BIM

A gerente de projetos e licenciamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador (Sedur), Jealva Fonseca, destacou no último dia 4, durante o III Encontro de Usuários BIM Bahia, na sede da escola Politécnica, na Universidade Federal da Bahia, os inúmeros benefícios do BIM (Building Information Model ) e informou que o órgão está desenvolvendo um novo sistema para implementação da plataforma.

A ação é uma das 70 medidas do Salvador 360 Simplifica, que tem como objetivo modernizar e agilizar os processos para dar celeridade às análises e liberação de licenças da Secretaria, diminuindo o tempo de trabalho e beneficiando a população, já que os prazos para autorizações de construção de baixa de cujas licenças que eram emitidas em até quatro meses e agora são autorizadas em 48 horas. A meta agora é licenciar os empreendimentos de médio e grande porte de forma também mais rápida.

A gerente de licenciamento da Sedur explicou que a adesão ao BIM, que já é uma demanda mundial, trará diversos benefícios, dentre eles a agilização dos processos, melhor visualização do projeto já que os programas são em 3D – uma imagem tridimensional – e uma verificação mais eficaz de que o projeto está de acordo com as leis municipais e com as normas técnicas.

“Desde que a Prefeitura divulgou que investiria na plataforma BIM, o mercado se mostrou muito interessado nessa iniciativa. E por quê? Porque o BIM dá mais celeridade e oferece mais facilidades para os processos, e isso é importante principalmente para os empreendimentos de alta complexidade, que levam mais tempo do que as de baixa e média complexidade”, afirma Fonseca..

A professora e doutora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Regina Ruschel, uma das palestrantes do Encontro, destacou o grande avanço da implementação da plataforma BIM pela Prefeitura de Salvador. “Temos precisão de tempo, precisão de cronograma e melhor desempenho dos produtos entregues, que é tudo que precisamos, eficiência”, destacou a professora.

O secretário da Sedur, Sérgio Guanabara, ressaltou o quanto o programa Salvador Simplifica tem cumprido o cronograma de suas ações dentro do prazo e de como o alinhamento com os prazos estabelecidos já estão trazendo benefícios para a cidade e para a população. “Das 70 ações propostas pelo Salvador Simplifica, já temos 53 entregues ou em execução, o que inclui o portal Simplifica, uma ferramenta que tem facilitado muito a vida das pessoas que desejam retirar licenças para fazer seus projetos. Todas essas ações mudaram a sistematização dos processos, reestruturaram o modelo de licenciamento e está conferindo grande celeridade aos trabalhos”, diz.

(Com informações da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo – Sedur da Prefeitura de Salvador)

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Julho, 2024