Workshop sobre desempenho acústico de pisos fornece subsídios para revisão da Norma de Desempenho
Na última quinta-feira (19), realizou-se, na capital paulista, novo workshop para a identificação de necessidades de revisão da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575:2013). Promovido pela CBIC e pelo Senai Nacional, em correalização com o SindusCon-SP e o Secovi-SP, o workshop foi focado nos requisitos e critérios relativos ao desempenho acústico dos sistemas de pisos.
Os pontos-chaves de necessidades de revisão se referem à clareza sobre os ambientes da aplicação dos critérios com melhoria do texto; avaliação da possibilidade de inclusão de métodos de estimativa em projeto; e ensaios laboratoriais. Destacou-se ainda a necessidade de aperfeiçoamento e sistematização do conhecimento sobre o desempenho dos sistemas de lajes e revestimentos de diferentes tipologias, organizando-se os dados de inúmeros ensaios existentes atualmente. A ProAcustica informou que lançará, em breve, um selo de qualidade para os laboratórios.
Também se discutiu no workshop que as empresas construtoras têm adotado soluções apropriadas para cada segmento de mercado, tendo em vista a incidência das soluções no custo das construções; e que já é possível destacar para os clientes finais o desempenho diferenciado obtido com tais soluções, segundo os níveis mínimo ou intermediário previstos pela Norma.
O próximo workshop, sobre análise dos requisitos e critérios de durabilidade, será organizado pelo Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) no dia 10 de maio, com transmissão via web. Relatório completo da série de workshops está sendo preparado e o tema merecerá painel especial no 90° Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Florianópolis (SC).