Logo da CBIC
28/03/2018

Setor da construção promove workshops para análise crítica da Norma de Desempenho, após cinco anos de aplicação

A Norma de Desempenho – ABNT NBR 15575 – em sua versão 2013 completou cinco anos de publicação no último dia 19 de fevereiro. Neste período, a aplicação prática em empreendimentos residenciais de todos os segmentos de mercado propiciou a identificação de pontos de melhoria em alguns requisitos e critérios das seis partes, que garantirão maior aperfeiçoamento técnico, precisão de fundamentos e segurança jurídica ao setor da construção civil imobiliária. A CBIC e o Senai Nacional, com a correalização do SindusCon-SP e do Secovi-SP, iniciaram um trabalho conjunto para que, com a maior participação possível dos agentes diretamente envolvidos na aplicação da norma, se possa identificar os referidos pontos de melhoria. Não é pretendida uma revisão irrestrita, mas focada em itens cuja prática e estágio tecnológico atuais, organização de mercado e disponibilidade de conhecimento, de projeto e construção, demonstraram que requerem aperfeiçoamentos.

Estão sendo realizadas ações específicas, dentre elas a consulta às principais entidades e instituições que trabalham com a abordagem de desempenho, com a aplicação da norma ou com serviços e produtos diretamente relacionados à sua aplicação às edificações residenciais. Outra ação é a realização de quatro workshops focados nos temas das seis partes da norma.

As contribuições levantadas serão apresentadas e discutidas durante o 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado de 16 a 18 de maio em Florianópolis (SC). Posteriormente, a CBIC encaminhará o documento à comissão de estudos de revisão da Norma, que será criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) à título de sugestão para a condução dos trabalhos.

Os próximos eventos serão realizados nos dias 5 e 19 de abril das 8h30 às 13h, no auditório do SindusCon-SP, em São Paulo, os workshops relativos aos subsídios para revisão dos requisitos e critérios de desempenho acústico.

Workshop 3 – Subsídios para a revisão da ABNT NBR 15575 quanto aos requisitos de desempenho acústico de sistemas de vedações verticais internas e externas
Data: 5 de abril
Horário: 8h30 às 13h

Workshop 4 – Subsídios para a revisão da ABNT NBR 15575 quanto aos requisitos de desempenho acústico de sistemas de pisos
Data: 19 de abril
Horário: 8h30 às 13h

Transmissão ao vivo no Facebook da CBIC Brasil.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024