Logo da CBIC
19/03/2018

2º Workshop de subsídios para revisão da Norma de Desempenho foca em desempenho térmico e lumínico

Na última sexta-feira (16), especialistas se reuniram na sede da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em Brasília, para discutir aperfeiçoamentos em requisitos da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575) e, assim, fornecer subsídios para sua revisão. Enquanto o primeiro workshop, realizado no mês de fevereiro em São Paulo, debateu os requisitos de segurança contra incêndio, esse segundo evento teve como foco o desempenho térmico e lumínico das edificações. Com transmissão ao vivo pelo Facebook da CBIC Brasil, os vídeos seguem disponíveis para visualização.

Um dos principais pontos de discussão foi o aprimoramento dos métodos de medições. O grupo debateu a inclusão da simulação, desde que com modelos autorreferenciados e sem considerar números absolutos. Já dentre os pontos de melhorias devido à imprecisão, estava, por exemplo, a questão dos “dias típicos”.

Outras questões levantadas foram a harmonização com a etiquetagem e o RPQ, neste último caso especialmente na parte de iluminação, o que agregaria muito em termos da prática; e a definição de critérios mínimos para a validação de softwares. Falou-se ainda em evoluir para conceitos de conforto e na aproximação com os usuários, para que suas avaliações fossem conhecidas a fim de se ter critérios mais próximos da realidade.

Assim como os usuários, sugeriu-se a inclusão dos projetistas na discussão, já que o projeto é um dos elos mais importantes para o bom desempenho térmico e lumínico.

Os workshops são uma das iniciativas da CBIC e do Senai Nacional, com correalização do Sinduscon-SP e do Secovi-SP, para identificar os pontos de melhoria em requisitos e critérios da Norma de Desempenho, que completou recentemente cinco anos de vigência. O objetivo da revisão é garantir maior aperfeiçoamento técnico, precisão de fundamentos e segurança jurídica ao setor da construção civil. As contribuições levantadas serão discutidas no 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em maio, e depois encaminhadas à futura comissão de estudos, para revisão da Norma, da Associação Brasileira das Normas Técnicas (ABNT).

Os próximos dois workshops serão realizados em São Paulo, nos dias 05 e 19 de abril, e igualmente serão transmitidos via web, com abertura para participação do público.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Junho, 2024