Logo da CBIC
23/02/2018

Portal CBIC de Normas Técnicas da Construção será lançado no 90º Enic

A plataforma trará informações atualizadas e será um espaço para discussão das normas pelos profissionais do setor

Desde que a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou, em 2013, o Catálogo de Normas Técnicas de Edificações – atualmente em sua sexta edição (2017), o setor da construção civil encontrou na publicação um instrumento facilitador para consulta e aplicação das normas técnicas por profissionais e empresas em seus projetos e execuções. Esse guia – prático, objetivo e de fácil consulta – serviu de inspiração para a criação de um espaço que reunisse, em um só lugar, todas as normas afetas ao setor, não apenas as que tratam de edificações.

A CBIC veio trabalhando, a partir de então, no desenvolvimento dessa ideia e apresentará o resultado final de seu trabalho em um painel da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat/CBIC) durante o 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado no mês de maio em Florianópolis/SC. “A princípio, seria um aplicativo, mas foi tomando tamanha dimensão que virou um portal. É muito completo”, adianta Roberto Matozinhos, assessor técnico do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG).

Batizada de “Portal CBIC de Normas Técnicas da Indústria da Construção”, a iniciativa é fruto de um esforço conjunto entre a CBIC e o Senai Nacional, no âmbito do projeto “Gestão das normas técnicas do setor”, junto ao Sinduscon-MG. O lançamento do portal vem atender à demanda das construtoras, incorporadoras e profissionais por um sumário de normas técnicas que facilitasse seu trabalho. “Os profissional do setor da construção poderão encontrar quaisquer informações referentes aos processos de normalização em um único ambiente, com facilidade e interatividade”, resume Matozinhos.

Dionyzio Klavdianos, presidente da Comat/CBIC, explica que o site surge como complemento natural ao trabalho desenvolvido pelo Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant), subcomissão da Comat – esforço que foi reconhecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com o troféu de excelência no ano passado. “A partir do portal esperamos poder ampliar a interação do setor da construção civil, em especial das construtoras, com o mundo da normalização técnica”, afirma.

FUNCIONALIDADES DO PORTAL

Por meio de login e senha, os interessados terão acesso a informações sobre o status de todas as normas técnicas que impactam diretamente o setor da construção civil, bem como seus históricos – sejam novas publicações, alterações, cancelamentos ou confirmações. Além disso, estarão disponíveis ao público a lista de todas as normas abertas a consulta nacional. O portal, amigável a smartphones e tablets, poderá notificar os usuários quando houver novidades.

A página trará ainda catálogos de normas, fóruns de discussão de assuntos específicos e agenda de eventos. O primeiro catálogo será o de Edificações, mas a visão em longo prazo da CBIC é criar novos, como de pontes, estradas e saneamento. Quanto aos fóruns, o portal terá potencial para democratizar discussões técnicas, previamente às etapas de consolidação do processo de normalização. Serão listados também todos os comitês brasileiros e de estudo especial da ABNT com alguma interferência no setor para acompanhamento.

O trabalho de monitoramento das normas pela CBIC será constante, a fim de apresentar informações precisas e atualizadas com periodicidade. Outro diferencial do portal é que ele monitorará, inclusive, os projetos de normas. Assim, os usuários saberão de antemão quais estão em desenvolvimento.

Esta é mais uma prestação de serviço da CBIC a seus associados e à construção civil brasileira, que dentre seus objetivos estão o de induzir o cumprimento das normas, assegurando a conformidade de todo o setor; melhorar o processo de normalização; fornecer meios para uma concorrência pautada pelo equilíbrio técnico; e reduzir fragilidades técnicas na indústria, garantindo qualidade e segurança nas obras e empreendimentos. “Estamos criando uma cultura de normas nunca antes feita por nenhuma entidade, a não ser pela ABNT”, ressalta Matozinhos.

A ABNT como Foro Nacional de Normalização, ambiente oficial de elaboração, controle e atualização das normas técnicas, será a fonte primária das informações do Portal CBIC, que redirecionará o usuário sempre ao site da ABNT, na necessidade de aceso à norma. “Todo o processo de normalização é de responsabilidade da ABNT. O que o portal da CBIC vai fazer é uma organização da informação, para que o profissional da construção encontre tudo de forma mais fácil e rápida”, reforça o assessor do Sinduscon-MG.

 

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024