Logo da CBIC
08/07/2021

Seminário do Sinapi reforça uso do sistema como referência  

O Seminário de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) reforçou aos empresários e profissionais do setor da construção da região Noroeste, do Paraná, que o Sinapi deve ser utilizado como referência e não como tabela. O evento online aconteceu na quarta-feira (07/07), com a participação do engenheiro e consultor Sinapi da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Geraldo de Paula Eduardo, e mediação do vice-presidente da CBIC e diretor de Obras Públicas do Sinduscon Paraná Noroeste, Marcos Mauro Pena de Araújo Moreira Filho.

A primeira apresentação, sobre a Visão Empresarial do Sinapi, foi realizada por Álvaro Andrade Vasconcellos, da Múltipla Engenharia. O empresário apresentou a importância da elaboração de orçamentos tecnicamente embasados.

“Um orçamento bem elaborado contribuirá para o sucesso do empreendimento atingindo o resultado desejado, promovendo resultado, qualidade, previsibilidade e proporcionando a continuidade do empreendimento. Além disso, traz controle de desempenho e políticas operacionais”, afirmou.

Álvaro também destaca que as cartilhas do Sinapi são compostas por metodologias e conceitos; cálculos e parâmetros; ficha de especificações técnicas de insumos e caderno de composições. “Todos os itens formam o sistema de referência, não uma tabela. Quando você usa as composições do Sinapi, você está tendo uma referência para seu orçamento”, salientou.

De acordo com o empresário, o sistema é utilizado em todos os empreendimentos que envolvem recursos do Orçamento Geral da União (OGU), além de diversos órgãos, empresas públicas e empresas privadas. “Empresas privadas e incorporadoras já tomam como referência o Sinapi, mas são referências, não o orçamento da empresa”, finalizou.

A segunda palestra foi feita por representantes da Caixa, administradora do Sinapi. O gerente Executivo do Sinapi/Caixa, Mauro Fernando Martins de Castro, e a coordenadora do Sinapi/Caixa, Iris Luna Macedo.

Segundo o gerente Executivo do Sinapi/Caixa, Mauro Fernando Martins de Castro, o Sinapi é um sistema de referência com composições e insumos nacionais desenvolvidos a partir de definições técnicas de Engenharia da Caixa Econômica Federal, com os preços pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 27 estados.

“O Sinapi tem hoje o objetivo de oferecer referências para a elaboração de orçamentos. Outra questão importante a ser colocada é que o Sinapi não tem BDI (Bonificação e Despesas Indiretas). Além disso, o Sinapi traz os encargos sociais, que são somados aos preços que o IBGE obtém para mão de obra”, afirmou Mauro Fernando Martins.

Já a coordenadora do Sinapi/Caixa, Iris Luna Macedo, fez uma apresentação sobre a documentação técnica como cadernos, fichas e catálogo de referências. “São documentos fundamentais para o uso adequado das composições do Sinapi, porque neles os usuários conhecem o detalhamento delas”, afirmou.

Também participaram do debate:

  • Geraldo de Paula Eduardo, consultor CBIC/Sinapi
  • Rogério Yabiku, presidente do Sinduscon Paraná Noroeste

Veja as apresentações do evento:

Sinapi – Sistema de Referência – Caixa

Sinapi – Sinduscon-PR Noroeste

Assista ao evento na íntegra pelo YouTube.

O Seminário de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) tem interface com o projeto “Melhoria da competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura” da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.