Logo da CBIC
02/07/2021

Construção sensibiliza órgãos licitantes sobre reequilíbrio de contratos

Representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (SindusconDF) e da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco) alertaram, na quinta-feira (01/07), o secretário de Obras do Distrito Federal, Luciano Carvalho, e o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Fernando Leite, sobre a necessidade de promover ações urgentes para criar procedimentos de reequilíbrios dos contratos do DF.

“Os contratos, mesmo já reajustados, ainda estão com os preços defasados, porque os aumentos dos insumos foram muito maiores e de forma imprevisível”, destacou o vice-presidente de obras e infraestrutura do Sinduscon-DF, Ruyter Thuin.

Durante reunião com o setor, o secretário Luciano Carvalho afirmou que os contratos junto ao órgão já estão sendo reequilibrados. Também sensível ao tema, o presidente Fernando Leite anunciou que a Novacap está trabalhando para promover o reequilíbrio econômico financeiro, porque também está preocupada face a paralisação iminente das obras.

Leite garantiu que, a partir de 1º de agosto, a companhia apresentará uma minuta para que as entidades do setor local avaliem e participem das decisões conclusivas para que todos os contratos junto à Novacap sejam reequilibrados.

Para auxiliar seus associados sobre como solicitar e como proceder com os pedidos de reequilíbrio junto aos órgãos licitantes, o Sinduscon-DF desenvolverá uma cartilha com orientações sobre os direitos ao reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos.

Durante o encontro com a Novacap, também ficou definida a retomada do Grupo de Trabalho do Benefício de Despesas Indiretas (BDI).

Participaram do encontro com a Secretaria de Obras, o secretário da pasta, Luciano Carvalho, e os vice-presidentes do Sinduscon-DF, Ruyter Thuin e Pedro Henrique Ferreira.

Já do encontro com a Novacap, além dos dois dirigentes do sindicato, também participaram:

  • Dionyzio Klavdianos, presidente do Sinduscon-DF
  • Afonso Assad, presidente da Asbraco
  • André Luiz Vaz, diretor de urbanização da Novacap
  • Rubens de Oliveira, diretor de edificações da Novacap
  • Kleber Borges de Moura, diretor jurídico da Novacap

(Com informações do Sinduscon-DF)

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Abril, 2024