Logo da CBIC
08/05/2020

BID reúne poder público e empresários em debate sobre pós Covid-19

Na fase de recuperação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), uma das principais questões é a reabertura das cidades. Para debater a melhor forma de reativar a mobilidade urbana, os espaços públicos e a economia, sem criar uma segunda onda de infecções, a Rede de Cidades do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizou webinar nesta sexta-feira (08) com representantes da América Latina e do Caribe. O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, participou da sessão que tratou do tema ‘Habitação e Construção’.

Martins informou que, no Brasil – com mais de 2 milhões de trabalhadores no setor da construção e características diversas nos seus 26 estados e no Distrito Federal – o trabalho da CBIC foi definido em três linhas de ações.

 

A primeira foi para tratar a emergência, com a criação de uma página específica no site, com recomendações do setor para o ambiente de trabalho, a fim de auxiliar empresas do setor e a sociedade sobre a crise, que inclui, entre outros:

A segunda e atual linha de ação é mostrar ao governo federal que para o desenvolvimento e o país sair da crise é preciso investimento e não consumo.  “Estudo demonstra que quando se faz habitação e obras, 97 outros setores são impactados, 62 atividades comerciais e industriais e 35 atividades ligadas aos serviços. Então, se quer irrigar a economia, tanto pelas atividades quanto pelas localidades, necessita ser via setor”, defende.

“O terceiro momento é uma discussão importante que teremos que ter no futuro sobre como vamos desenvolver a economia, se será sobre a construção e qual a origem do capital”, disse, ressaltando a importância de valorizar a habitação na vida das pessoas, que ganhou ainda mais significância neste momento de Covid-19.

Da sessão sobre ‘Habitação e Construção’, também participaram representantes do Chile, do Paraguai, da Argentina e o vice-presidente executivo da Edificar S.A de Costa Rica, Juan Castro.

O ministro do Planejamento e Infraestrutura Pública do Chile, Mendoza Mario Sebastián Isgró, e o secretário de Habitação e Urbanismo do Chile, Guillermo Rolando, informoram que o Ministério (MINYU) tem trabalhado em melhorias qualitativas na habitação, construção de casas e obras urbanas. Há um esforço para manter serviços (pagamentos de obras e revisões de projetos) e para expandir a liquidez para as empresas (apoio aos salários dos trabalhadores), que trabalham com o ministério, especialmente as pequenas e médias. Também estão sendo realizadas obras nos assentamentos informais, com o setor privado, para que eles tenham acesso a serviços básicos. O país também definiu protocolos de recomendações sanitárias para obras.

Representante da Argentina destacou a importância de se observar a experiência de outros países para saber como lidar com o isolamento. Mencionou o laboratório de habitação do governo que, desde o primeiro dia, trabalha com todas as universidades e o setor privado. Foram identificadas casas e terrenos vagos e desenvolvido um mapa georeferenciado com hospitais e rotas. No momento do registro de covid-10, as obras são registradas e georeferenciadas para controle sanitário.

O Paraguai, convicto de que o setor de construção é fundamental para gerar emprego, está se preparando para a reativação econômica, com orçamento ampliado, habitação social, gerando fontes de emprego nos distritos, e grandes obras públicas).

Paralelamente também foram realizadas sessões sobre ‘Mobilidade Urbana’ e ‘Espaços Públicos’, com a participação de autoridades das cidades de países latino-americanos.

A primeira etapa do evento foi moderada pelo presidente do BID, Luis Alberto Moreno, com a participação dos especialistas em planejamento urbano e epidemiologia: Richard Florida, Urbanista e professor da Escola de Cidades da Universidade de Toronto e da Escola de Administração Rotman; e Stefano Bertozzi, decano emérito e professor da Escola de Saúde Pública da UC Berkeley.

O BID é a principal fonte de financiamento de longo prazo para a América Latina e o Caribe.

A plataforma de conhecimento, relacionamento e soluções do BID visa socializar o conhecimento, as lições aprendidas e as boas práticas de sustentabilidade ambiental, econômica e social de mais de 160 cidades da América Latina e do Caribe.

Veja mais informações.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.