Logo da CBIC
26/11/2019

CBIC debate cenários para as concessões e PPPs 2020 e adiante

Seleto grupo de atores estiveram reunidos nesta terça-feira (26), em São Paulo, para debater os ‘Cenários para as concessões e PPPs 2020 e adiante’, dentro da programação do ‘Fórum PPPs e Concessões – Cenários para 2020’. Dentre eles, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, que participou do painel sobre a ‘Análise crítica do Novo Marco Regulatório das Concessões’.

Ao destacar a importância de uma nova legislação, que organize e consolide as PPPs e concessões, Martins reforçou que elas são a grande saída para o Brasil, destacando a participação ativa da CBIC na discussão do tema com o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) para a montagem do texto do projeto.

Com relação às críticas do governo à nova Lei Geral das Concessões, publicadas no Valor Econômico desta terça-feira (26), Martins destaca que “a crítica que o governo faz talvez seja o grande mérito da lei que é simplificar e uniformizar procedimentos, garantindo a tão necessária segurança jurídica à administração pública, às empresas privadas e aos agentes financeiros. O grande problema que se tem é a insegurança jurídica”, disse Martins, reforçando que, na verdade, o “Projeto de Lei nº 3453/2008 veio tentar fechar o que a jurisprudência acabou inventando”. A votação do relatório do deputado Jardim, em comissão especial, está marcada para amanhã.

“A perspectiva que tenho com relação às concessões é de que o problema da insegurança jurídica, da não atração de investimento, da dificuldade de constituição, gestão e conclusão dos processos de concessão e de PPPs era, necessariamente, um problema de lei”, avalia o sócio da área de Infraestrutura do Escritório Demarest, Bruno Aurelio, moderador do painel.

Já a sócia do VG&P Advogados, Angelica Petian, ressaltou, entre outros, que a lei de concessões talvez não seja a solução para todos os problemas, mas “objetiva criar algumas vacinas para aquilo que os órgãos de controle e a jurisprudência acabaram por alterar sobre o que tínhamos de concessões”, diz.

Além disso, segundo Angelica Petian, se o projeto for convertido em lei deixará claro que o governo quer realmente ampliar as concessões.

“A aprovação mostrará para o investidor que o governo quer passar alguns serviços para a mão da iniciativa privada para que ela possa colocar dinheiro, melhorar a nossa infraestrutura e contar com pequenas e médias empresas no que se refere às PPPs Sociais (educação, saúde, presídio, etc).

Realizado pela Hiria, o Fórum PPPs e Concessões – Cenários para 2020’, no Centro Britânico Brasileiro, em São Paulo, contou com apoio especial da CBIC e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Os temas tratados no evento ‘compõem o escopo do projeto ‘Melhoria da Competitividade e Ampliação de Mercado na Infraestrutura’ da CBIC com o Senai Nacional.

Veja mais sobre o evento no site da Hiria.

 

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.