Logo da CBIC
24/06/2021

Você sabia que Sinapi deve ser utilizado como referência e não como tabela?

O Seminário de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), em formato totalmente virtual, reforçará aos empresários e profissionais do setor da construção de Maringá/PR, no dia 7 de julho, das 14h30 às 17h, a utilização do Sinapi como referência e não como tabela.

O evento também debaterá e apresentará as mudanças do sistema, além de mostrar a importância da elaboração de orçamentos tecnicamente embasados.

O Sinapi, referência para análise de operações da Caixa com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), tem sido adotado também pelo setor privado, inclusive pela carência de referências de custo para execução de obras.

“Após 40 seminários realizados sobre o tema, entre 2014 e 2021, para divulgar a reformulação geral do Sinapi e reforçar o uso como referência e não como tabela, realizado somente utilizando os relatórios mensais de preços e custos, a expectativa é de nova fase”, destaca o consultor CBIC/Sinapi, Geraldo de Paula Eduardo.

O seminário contará com duas palestras e espaço para participação dos inscritos com perguntas, críticas e sugestões.

A primeira palestra, sobre a Visão Empresarial do Sinapi, será feita por Álvaro Andrade Vasconcellos, da Múltipla Engenharia. O empresário apresentará sua visão crítica sobre o tema, fará recomendações e dará aconselhamentos oportunos sobre o assunto.

A segunda será feita pelos representantes da Caixa, administradores do Sinapi. A coordenadora do Sinapi/Caixa, Iris Luna Macedo, e o gerente Executivo do Sinapi/Caixa, Mauro Fernando Martins de Castro, divulgarão o uso adequado das referências do sistema a partir do conhecimento da documentação técnica, Cadernos e Fichas e do Catálogo de Referências, que relaciona composições com e sem custo e insumos com e sem preços, ressaltando a importante contribuição do IBGE na pesquisa dos preços.

Também participam do debate

  • Rogério Yabiku, presidente do Sinduscon Paraná Noroeste
  • Marcos Mauro Pena de Araújo Moreira Filho, vice-presidente da CBIC e diretor de Obras Públicas do Sinduscon Paraná Noroeste

O Seminário de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) tem interface com o projeto “Melhoria da competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura” da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Garanta já a sua inscrição.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Abril, 2024