Logo da CBIC
17/12/2020

CBIC defende veto presidencial a dispositivo da nova Lei de Licitações

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) encaminhará à Casa Civil solicitação de veto presidencial a dispositivo da nova Lei de Licitações, recentemente aprovada no Congresso Nacional.

A entidade defende veto à proposta de norma contida no § 1º do art. 55 do Projeto de Lei 4.253/2020, que pretende vedar a utilização isolada do “modo fechado” para toda e qualquer licitação que se processar sob os critérios de menor preço ou maior desconto.

Se não houver o veto, o dispositivo impedirá às Administrações a aplicação isolada do modo fechado, mesmo quando se demonstre que essa é a melhor opção para licitar determinado objeto.

Por outro lado, a exclusão do dispositivo por meio de veto presidencial não impedirá a aplicação do modo aberto às licitações em geral, em que assim se fizer necessário. Apenas não a exigirá para todos os casos.

Em sua manifestação, a CBIC reforçará que, se o texto prevalecer como está, a lei dará margem a conflitos interpretativos, insegurança jurídica, com custos de litigiosidade para os operadores da lei, para as empresas, para as Administrações Públicas e para a sociedade. “Não faz sentido proibir o pregão e obrigar o modo aberto para o mesmo objeto, como, por exemplo, para obras de engenharia”.

 

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.