Logo da CBIC
27/05/2020

Ciclo de palestras debaterá ‘Labirintos das obras públicas’

Os entraves na execução das obras públicas no país adquiriram contornos preocupantes que merecem ser debatidos pelo setor. Pensando nessa configuração de labirinto que se formou e que deve ser percorrido  pelos agentes que atuam nos processos de licitação e contratação das obras, a Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) dará início, no dia 4 de junho, de 14h30 às 17 horas, a um ciclo de debates regionais para tratar sobre o tema. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Garanta a sua: bit.ly/2B8D5ik

Brasília será a primeira cidade a receber o evento, que vai analisar a conturbada relação entre os contratantes, os contratados e os controladores das obras públicas brasileiras, realidade que se revelou como um dos principais motivadores dos milhões de empreendimentos paralisados no país. De acordo com o presidente da Coinfra, Carlos Eduardo Lima Jorge, o objetivo principal do debate ‘Labirinto das obras públicas’ é manter uma interlocução construtiva, franca e respeitosa com os agentes que atuam nos processos de licitação e contratação de obras públicas.

“A ideia é aprimorarmos essa relação para garantir o principal, que é a entrega dos empreendimentos à sociedade nos prazos, com qualidade e nos custos adequados. Esse aperfeiçoamento que estamos propondo nesse ciclo deve se basear em critérios técnicos, que sustentem com segurança jurídica as decisões que vierem a ser tomadas pelos contratantes, pelos contratados e pelos controladores. Temos certeza de que esse ciclo vai contribuir muito para o processo de transparência e parceria que pretendemos estabelecer com cada um dos players envolvidos”, explica Lima Jorge.

O Sindicato da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e a Associação Brasiliense dos Construtores (Asbraco) são correalizadores do evento, que integra o projeto ‘Melhoria da competitividade e da segurança jurídica para ampliação de mercado na infraestrutura’, da CBIC em parceria com o Senai Nacional.

A ação integra o projeto ‘Melhoria da competitividade e da segurança jurídica para ampliação de Mercado na infraestrutura’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Infraestrutura (Coinfra), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Confira a programação:

Abertura (14h30 – 14h45)

  • Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da Coinfra;
  • Dionyzio Klavdianos, presidente do Sinduscon DF;
  • Luiz Afonso Delgado Assad, residente da Asbraco;
  • Luciano Carvalho de Oliveira, secretário de Obras e Infraestrutura do DF;

Palestra Inicial (14h45 – 15h05)

Propostas Metodológicas ao Labirinto das Obras Públicas

Eng. José Eduardo Guidi (Perito Judicial, Especialista em Gestão Pública, Insper/SP).

Painel 1 (15h05 – 15h55)

O Controle Externo e a Relação Custo-Benefício à Sociedade

  • Moderador: Carlos Eduardo Lima Jorge (Coinfra/CBIC);
  • Introdução ao tema: Eng. José Eduardo Guidi (Perito Judicial, Especialista em Gestão Pública, Insper/SP);
  • Debatedores: Ruyter Thuin (Sinduscon-DF); Cândido Teles de Araújo, presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap); Anilcéia Luzia Machado, presidente conselheira do Tribunal de Contas do DF; Fernando Vernalha (sócio do VGP Advogados).

Painel 2 – (15h55 – 16h45)

Vícios de Contratação e Soluções Viáveis no Curto Prazo

  • Moderador: Carlos Eduardo Lima Jorge (Coinfra/CBIC);
  • Introdução ao tema: Engº José Eduardo Guidi (Perito Judicial, Especialista em Gestão Pública, Insper/SP);
  • Debatedores: Afonso Assad (Asbraco); Fauzi Nacfur Júnior, diretor-geral do DER/DF; representante da Procuradoria do DF; Fernando Vernalha (sócio do VGP Advogados).

Perguntas (16h45 – 16h55)

Moderador: Carlos Eduardo Lima Jorge (Coinfra/CBIC)

Encerramento e Proposição Final (17h00)

  • Carlos Eduardo Lima Jorge (Coinfra/CBIC);
  • José Eduardo Guidi (Perito Judicial, Especialista em Gestão Pública, Insper/SP).
COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Março, 2024