Logo da CBIC
10/10/2019

Roraima recebe seminário técnico sobre revisão do Sinapi

Mais de 100 empresários e profissionais do setor da construção de Roraima acompanharam ontem (09), em Boa Vista, o Seminário Técnico de Revisão do Sinapi. Além de atualizar os participantes sobre as mudanças efetuadas na revisão do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), que visa contribuir para o aprimoramento do processo de Orçamentação de Obras Públicas e dos Encargos Sociais dos trabalhadores, o seminário também reforçou a importância da elaboração de orçamentos tecnicamente embasados.

O Sinapi é a referência oficial para elaboração do orçamento de obras que empregam recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e vem sendo cada vez mais utilizado nas licitações públicas.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), o tema abordado tem interface com o projeto Melhoria da Competitividade e Ampliação de Mercado na Infraestrutura, da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da entidade.

 

Atuação da CBIC para garantir um mercado competitivo e saudável

Geraldo de Paula Eduardo, consultor da CBIC no projeto de Revisão do Sinapi, em Roraima

Durante o seminário, o consultor da Câmara Brasileira da Indústria da Construção no projeto de Revisão do Sinapi, Geraldo de Paula Eduardo, destacou a atuação da CBIC nas revisões do Sistema e da Lei de Licitações, bem como no estabelecimento de medidas anticorrupção para fortalecer práticas éticas na administração pública e garantir um mercado competitivo e saudável.

“A meta é o preço certo e justo, que garanta à construtora contratada executar a obra de acordo com o previsto no projeto, com qualidade e no prazo, para assegurar não só o lucro desejado, a geração de novos empregos e a arrecadação de impostos, mas, principalmente, a entrega da obra, que é o que a sociedade espera”, aponta Geraldo de Paula.

A revisão completa do Sinapi, defendida pela CBIC desde 2009 junto ao Governo Federal, é acompanhada por Grupo de Trabalho formado por representantes da CBIC e da Caixa que tem a missão específica de colaborar com a reforma. “Concluída a primeira fase, temos hoje um sistema modernizado, seguro e de fácil utilização. Mais do que isso: um sistema honesto, pois para cada composição existe um caderno técnico que especifica tudo o que foi considerado. Além disso, tudo o que não for considerado pode ser complementado pelo orçamentista”, diz, reforçando que o seminário busca repassar esse conhecimento para o mercado.

Participantes do Seminário de Revisão Seminário Técnico de Revisão do Sinapi em Roraima

Em Roraima, o evento foi realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon-RR), com apoio da Caixa, Serviço Social da Indústria (Sesi), Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A abertura oficial do encontro foi feita pelo vice-presidente do Sinduscon-RR, Clerlânio Holanda. A engenheira Orçamentista do Sinduscon-PE, Luciana Andrade, apresentou a visão empresarial sobre o sistema. Já o gerente executivo do Sinapi/Caixa, Mauro Fernando Martins de Castro, abordou a evolução das referências do Sinapi, e o engenheiro civil da Caixa, Lucas Monteiro Caruso Saraiva, mostrou como o sistema deve ser utilizado.

Ainda neste mês de outubro, empresários e profissionais da Engenharia de duas novas cidades terão a oportunidade de conferir as mudanças realizadas no Sinapi:

  • Dia 16, em Chapecó – Santa Catarina
  • Dia 24, em Porto Alegre – Rio Grande do Sul

Programe-se!

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.