Roraima recebe seminário técnico sobre revisão do Sinapi
Mais de 100 empresários e profissionais do setor da construção de Roraima acompanharam ontem (09), em Boa Vista, o Seminário Técnico de Revisão do Sinapi. Além de atualizar os participantes sobre as mudanças efetuadas na revisão do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), que visa contribuir para o aprimoramento do processo de Orçamentação de Obras Públicas e dos Encargos Sociais dos trabalhadores, o seminário também reforçou a importância da elaboração de orçamentos tecnicamente embasados.
O Sinapi é a referência oficial para elaboração do orçamento de obras que empregam recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e vem sendo cada vez mais utilizado nas licitações públicas.
Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), o tema abordado tem interface com o projeto Melhoria da Competitividade e Ampliação de Mercado na Infraestrutura, da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da entidade.
Atuação da CBIC para garantir um mercado competitivo e saudável
Durante o seminário, o consultor da Câmara Brasileira da Indústria da Construção no projeto de Revisão do Sinapi, Geraldo de Paula Eduardo, destacou a atuação da CBIC nas revisões do Sistema e da Lei de Licitações, bem como no estabelecimento de medidas anticorrupção para fortalecer práticas éticas na administração pública e garantir um mercado competitivo e saudável.
“A meta é o preço certo e justo, que garanta à construtora contratada executar a obra de acordo com o previsto no projeto, com qualidade e no prazo, para assegurar não só o lucro desejado, a geração de novos empregos e a arrecadação de impostos, mas, principalmente, a entrega da obra, que é o que a sociedade espera”, aponta Geraldo de Paula.
A revisão completa do Sinapi, defendida pela CBIC desde 2009 junto ao Governo Federal, é acompanhada por Grupo de Trabalho formado por representantes da CBIC e da Caixa que tem a missão específica de colaborar com a reforma. “Concluída a primeira fase, temos hoje um sistema modernizado, seguro e de fácil utilização. Mais do que isso: um sistema honesto, pois para cada composição existe um caderno técnico que especifica tudo o que foi considerado. Além disso, tudo o que não for considerado pode ser complementado pelo orçamentista”, diz, reforçando que o seminário busca repassar esse conhecimento para o mercado.
Em Roraima, o evento foi realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon-RR), com apoio da Caixa, Serviço Social da Indústria (Sesi), Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A abertura oficial do encontro foi feita pelo vice-presidente do Sinduscon-RR, Clerlânio Holanda. A engenheira Orçamentista do Sinduscon-PE, Luciana Andrade, apresentou a visão empresarial sobre o sistema. Já o gerente executivo do Sinapi/Caixa, Mauro Fernando Martins de Castro, abordou a evolução das referências do Sinapi, e o engenheiro civil da Caixa, Lucas Monteiro Caruso Saraiva, mostrou como o sistema deve ser utilizado.
Ainda neste mês de outubro, empresários e profissionais da Engenharia de duas novas cidades terão a oportunidade de conferir as mudanças realizadas no Sinapi:
- Dia 16, em Chapecó – Santa Catarina
- Dia 24, em Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Programe-se!