Logo da CBIC
15/07/2019

O que será das obras do PAC?

Matéria veiculada nesta segunda-feira (15/07), no jornal O Povo (CE), destaca o atual cenário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC):  contingenciado, descentralizado por decreto de março do ministro da Economia, Paulo Guedes, e, por fim, encerrado por reforma administrativa do Governo Bolsonaro.

De acordo com a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, ligada ao Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o programa, com 12 anos de existência, está encerrado. “O PAC acabou, o que estava em andamento foi descentralizado e cada pasta trata de um grupo de obras (saúde, educação, infra…).”.

Ouvido para a matéria, o presidente da Comissão de Infraestrutura da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Carlos Eduardo Lima Jorge, disse que vê com bons olhos a descentralização dos recursos.

“Assim (descentralizado) cada ministério, conhecendo seu próprio orçamento, pode ter mais objetividade e resultados mais práticos”, observa.

Sobre a falta celeridade no anúncio do projeto que irá substituir o PAC – o que corrobora para estagnação da economia e manutenção das elevadas taxas de desemprego.

“Como o governo está sendo muito cobrado, porque depois de seis meses a economia não deslanchou e nem muito menos a geração de emprego, eu acho que eles estão tendo a percepção que têm na mão uma oportunidade, com esse conjunto de pequenas obras, de gerar emprego e movimentar a economia regional com muito mais rapidez. A nossa grande expectativa é que o governo tome o programa, certamente com outro nome, como bandeira de curto prazo para geração de emprego”, defende Lima Jorge.

Veja a íntegra da matéria publicada no jornal O Povo (CE).

 

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.