Logo da CBIC
21/05/2019

Representantes da CBIC viajam a Coreia do Sul em missão da CICA

Missão da CICA na Coreia do Sul contou com palestras e visitas técnicas.

Chega ao fim nesta terça-feira (21) a participação do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, e da gestora de projetos de infraestrutura da organização da entidade, Denise Soares, na missão da Confederation of International Contractors’ Association (CICA) a Seul, capital da Coreia do Sul.

O evento, que começou no domingo (19), consiste em mais uma ação da CICA para o fomento à melhoria e expansão do mercado da construção e infraestrutura, por meio da integração de instituições filiadas. A programação contou com palestras e reuniões, com o objetivo de debater pautas de relevância internacional, além de visitas técnicas para demonstrar o que há de mais atual e avançado em tecnologia para o setor.

No primeiro dia da viagem, a comissão conheceu o Lotte World Tower, arranha-céu de 555 metros e 123 andares, edifício mais alto da Coreia do Sul e 5º no ranking mundial de altura. Também prestigiaram apresentações de performances artísticas tradicionais do país.

Na segunda-feira (20), houve uma visita técnica à Samsung Smart Home, casa inteligente construída com tecnologia de ponta da empresa. O projeto tem ênfase na aplicação do conceito de “internet das coisas” (iot, internet of things), que emprega a conectividade dos aparelhos domésticos para a transmissão e coleta de dados em tempo real, de modo a facilitar a da rotina dos moradores.

O seminário “Construção 4.0 e Além” foi a atração da tarde. Foram abordadas novas perspectivas para o futuro do setor através da possibilidade de implementação do conceito de cidades inteligentes, caracterizadas pela integração tecnológica.

Também foram apresentados estudos de caso de empreendimentos coreanos, como a Busan EDC National Pilot Smart City. Com a participação de representantes do governo do país, foram debatidas oportunidades, políticas e estratégias adotadas para o setor em relação às temáticas tratadas.

Uma reunião da Assembleia Geral da CICA, juntamente com reuniões de networking, marcaram o último dia do evento.

CBIC participa de comissão da CICA nos Estados Unidos

No mês passado, a CBIC fez parte de mais uma missão da CICA, em Washington, nos Estados Unidos. O presidente da entidade, José Carlos Martins, e a gestora dos projetos de infraestrutura da entidade, Denise Soares, participaram das Spring Meetings (Reuniões de Primavera) do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Grupo Banco Mundial, que ocorreram de 12 a 15 de abril.

Durante o encontro, foram tratados assuntos como a atualização das políticas de aquisições do Banco Mundial, novas parcerias com Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (BMDs) e questões relativas à implementação de medidas de segurança, compliance e prevenção à Violência Baseada em Gênero (VBG) e Assédio e Exploração Sexual (AES) em empresas e canteiros de obras dos setores da construção e infraestrutura.

Além do Banco Mundial e do FMI, estiveram presentes integrantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Export-Import Bank of the United States (US ExIm).

As duas missões da CICA fazem parte do Programa de Integração Internacional desenvolvido pela CBIC em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

 

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Março, 2024