Logo da CBIC
11/04/2019

Seminário de Revisão do Sinapi reúne empresários e profissionais no ES

O debate em torno da revisão do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) reuniu nesta quinta-feira (11/04) em Vitória/ES um público de cerca de 100 participantes, entre empresários e profissionais de engenharia. O evento, realizado no auditório da Federação das Indústrias (Findes) faz parte do projeto ‘Melhoria da Competitividade e Ampliação do Mercado da Infraestrutura’, desenvolvido pela Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e conta com o apoio da Caixa Econômica Federal.

O Sinapi é a fonte oficial de referência de preços de insumos e de custos de composições de serviços, regulamentando a elaboração de orçamentos de obras e serviços de engenharia executados com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), sendo amplamente utilizado em licitações públicas, tanto em âmbito federal, quanto estadual e municipal.

Empresários e profissionais no Seminário de Revisão do Sinapi no Espírito Santo

Na abertura do seminário, o presidente do Sinduscon-ES, Paulo Baraona, ressaltou a importância dessa ferramenta para as empresas de construção e lembrou que anos atrás o sistema era meio que “uma caixa preta” e que o cenário mudou, com a composição de preços ganhando transparência. Baraona também frisou que um sistema de preços equilibrado reflete em obras de qualidade.

Consultor da CBIC e gestor do projeto de revisão do Sinapi, o engenheiro Geraldo de Paula explicou que com a revisão, o sistema vai ficar mais acessível aos orçamentistas das construtoras, garantindo a certeza de trabalhar com o preço correto.

Engenheira orçamentista do Sinduscon-PE, Luciana Andrade alertou em sua apresentação que um preço justo e técnico é fundamental para as obras acontecerem no País. “Custos subestimados culminam em obra inacabada, aditivos contratuais, licitação deserta e qualidade deficiente. Receber sem qualidade ou não receber é má aplicação do dinheiro público”.

O arquiteto Mauro de Castro, gerente executivo do Sinapi, abordou as melhorias alcançadas pelo sistema com as novas ferramentas agregadas. Ressaltou que a meta da Caixa é manter as referências do Sinapi adequadas e atualizadas para os usuários.

Já a engenheira Iris Luna Macedo, coordenadora do sistema, apresentou de forma prática como os documentos do Sinapi, disponíveis na internet, podem ser utilizados e concluiu afirmando que “um bom trabalho deve ter projetos e especificações bem elaborados”.

 

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.