Logo da CBIC
26/02/2019

Comissão de Infraestrutura traz novidades do setor para o 91º Enic

Segurança, mercado, inovação e financiamento. Estas foram as quatro áreas de trabalho definidas pela Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para nortear o debate durante os painéis previstos para o 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). O evento ocorrerá de 15 a 17 de maio, no Rio de Janeiro, e reunirá representantes de empresas, governo, academia e entidades do setor.

O primeiro painel da Coinfra será em 16 de maio, com o tema segurança. Será discutido o desenvolvimento de PPPs em presídios, com a apresentação do case de Ribeirão das Neves. O município abriga a primeira unidade penitenciária construída e administrada por uma empresa privada.

No mesmo dia, também ocorrerá um painel sobre mercado, onde será apresentada a pesquisa elaborada pela Coinfra “Obras Paralisadas – Razões e Soluções”. “O objetivo do estudo é contribuir com a retomada de mais de 4 mil obras paralisadas no país”, explica o vice-presidente de Infraestrutura da CBIC e responsável pela comissão, Carlos Eduardo Lima Jorge.

Realizado em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, o terceiro painel será em 17 de maio, com foco em inovação. O tema escolhido foi saneamento. “O Brasil caminha a passos lentos para o atendimento dessa importante demanda social. Iremos discutir propostas concretas para expandir o serviço, com o olhar no futuro, através de tecnologias disponíveis para o setor”, adianta Lima.

Em seu último painel, no mesmo dia, a Coinfra tratará de uma das questões que tem trazido maior obstáculo ao financiamento de projetos de infraestrutura: seguros garantia do tipo completion bond. O produto visa mitigar o risco de término dos projetos para os bancos financiadores e assegurar a viabilidade da fase de implantação de empreendimentos.

Lima enfatiza a relevância dos assuntos selecionados para o Enic. “Com esses quatro painéis, queremos trazer o interesse e a contribuição para construtores, poder público, agentes financeiros, e principalmente para a sociedade, que demanda ações urgentes nos campos de geração de empregos, de saúde e de segurança”, afirma.

 

91º Encontro Nacional da Indústria da Construção
De 15 a 17 de maio
Windsor Expo Convention Center – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Faça sua inscrição.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Abril, 2024