Logo da CBIC
04/04/2018

Seminário Técnico da CBIC dissemina a empresários e representantes de órgãos públicos de São Paulo os resultados alcançados com a revisão do Sinapi

Em fase final de revisão, o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) – referência na formação dos custos nas licitações públicas –, foi tema do seminário técnico realizado nesta quarta-feira (04/04) pela Associação para o Progresso de Empresas de Obras de Infraestrutura Social e Logística (Apeop-SP), em São Paulo, para empresários do setor de obras públicas e representantes de órgãos públicos de São Paulo.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e apoio da Caixa Econômica Federal, o Seminário Técnico de Revisão do Sinapi contou com a participação do engenheiro Geraldo de Paula, consultor da CBIC no Projeto de Revisão do Sinapi da Comissão de Infraestrutura (COP) da entidade; do gerente executivo do sistema na Caixa Econômica Federal, arquiteto Mauro Fernando Martins de Castro, e da engenheira Luciana Andrade Orçamentista, do Sinduscon-PE, que debateram as novas composições do Sistema e o detalhamento do Manual Técnico que indica regras e critérios para a elaboração de orçamentos de obras e serviços de engenharia, contratados e executados com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), bem como recomendações que devem ser observadas pelas empresas na utilização do Sinapi.

A revisão do Sinapi vem sendo acompanhada desde o início (2013) pelo Grupo de Trabalho constituído por representantes da CBIC e da Caixa, gestora do sistema, e vem passando por uma profunda reforma, ampliando as composições unitárias e detalhando cada uma delas para que haja melhor compreensão dos orçamentistas. “Passo a passo, todos os lotes de composições que são revisados passam por uma discussão técnica no Grupo de Trabalho e só depois de aprovados são introduzidos no sistema”, destaca Geraldo de Paula. “Em fase final de revisão, entendemos que esse é o momento mais importante, o de fazer chegar ao mercado e aos contratantes – órgãos públicos de um modo geral – o pleno conhecimento do sistema agora revisado, com todas as ferramentas e mecanismos para que possam ser bem utilizados”, finaliza.

O seminário, que integra o projeto “Melhoria da Competitividade e Ampliação do Mercado da Infraestrutura” da COP/CBIC, com a correalização do Senai Nacional, já foi realizado em 20 cidades do País a fim de disseminar os resultados alcançados até o momento. A expectativa é de que também sejam realizados seminários em Belém (PA), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Londrina (PR). Mais informações sobre o tema podem ser solicitadas pelo email da COP/CBIC: [email protected]

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.