Logo da CBIC
22/09/2021

Seminário o Sinapi aborda elaboração do orçamento de obras para Sergipe

Nesta quarta-feira (22) aconteceu o Seminário Técnico de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) – referência oficial para a elaboração do orçamento de obras que empregam recursos do Orçamento Geral da União (OGU) com foco no Sergipe. Durante o encontro, foram apresentados e debatidos com empresários e profissionais orçamentistas da indústria da construção os aspectos que podem favorecer a elaboração de orçamentos por órgãos públicos e empresas privadas.

Na abertura do seminário, o presidente da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp), Luciano Franco Barreto, ressaltou a importância do encontro. “É assim que se pode construir uma nova engenharia no Brasil. Através do diálogo, da compreensão, e, acima de tudo, buscando aquilo que a associação vem lutando há 12 anos, que é preço justo, obra concluída e a sociedade atendida.”

O consultor CBIC/Sinapi, Geraldo de Paula Eduardo, afirmou que a Comissão de Infraestrutura da CBIC, em parceria com a Caixa, vem desenvolvendo o trabalho de revisão e reformulação completa do Sinapi. “Hoje todas as composições do Sinapi já foram realizadas. Hoje é um sistema totalmente modernizado, está mais amigável, totalmente confiável. Já fizemos 42 seminários por todo Brasil e estamos repassando. A cada apresentação dessa sempre aparece alguma novidade dentro do Sinapi.”

Álvaro Andrade, da Múltipla Engenharia, fez uma apresentação e falou sobre a relevância do orçamento. De acordo com ele, é um relatório técnico financeiro baseado em projetos executivos, memoriais descritivos, especificações técnicas e demais documentos de cada empreendimento. Ele ainda ressaltou que o orçamento promove resultado, qualidade, previsibilidade e proporciona a continuidade do empreendimento.

O gerente executivo do Sinapi/Caixa, Mauro Fernando Martins de Castro, e sua equipe falaram sobre os cadernos técnicos, insumos revisados e especificados, preços do insumo, metodologias e conceitos, cálculos e parâmetros, onde encontrar os documentos, catálogo de referências.

Rosina Marina, diretora de Operações e Serviços da Companhia de Habitação e Obras Públicas do Estado de Sergipe (CEHOP), apresentou o Orçamento de Obras de Sergipe (ORSE), que é um software de elaboração de orçamentos de obras desenvolvido e mantido pela Companhia. Segundo ela, a seleção de preços é feita mediante ampla coleta ou pesquisa junto ao mercado fornecedor. www.cehop.se.gov.br

Atualmente o banco de dados conta com 9.445 insumos e 9.496 composições de preços unitários. O sistema continua sendo disponibilizado de forma gratuita e possibilita o acesso fácil das informações.

Também participaram do seminário:

– Francisco Otoniel Mesquita Costa – vice-presidente de Obras Públicas da Aseopp

– Iris Luna Macedo – coordenadora do Sinapi/Caixa

– Lucas Monteiro – Caixa .

– Thiago de Abreu – Caixa

– Tassia Batista – Caixa

– Radjane Bello – CEHOP

As perguntas e respostas feitas, tanto pelos que participaram na plataforma quanto aos que participaram no YT, serão disponibilizadas em breve na área de downloads.

Confira as apresentações do seminário:

Apresentação da Caixa

Apresentação da CEHOP

Orçamentos – Álvaro Augusto

Assista à transmissão na íntegra e saiba mais detalhes!

A iniciativa tem interface com o projeto “Melhoria da competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura” da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.