Infraestrutura e BNDES iniciam estudos para concessão rodoviária
O Ministério da Infraestrutura e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deram início no dia 25/05 aos estudos do projeto para a concessão de 1.646 quilômetros de rodovias federais, cujos trechos passam por cinco estados – Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará e Goiás.
A previsão é de que os leilões ocorram entre o fim de 2022 e o início de 2023 e os investimentos totais cheguem a R$ 9.6 bilhões. O projeto prevê novos traçados, retirando tráfego pesado de dentro das cidades.
A primeira reunião contou com a participação do consórcio contratado em abril para os estudos. O grupo é formado pela Systra Engenharia e Consultoria Ltda (líder), Dynatest Engenharia Ltda e Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados.
A equipe dará suporte ao BNDES ao longo das etapas necessárias para o processo de desestatização, incluindo as fases de estudos técnicos, de audiências públicas, análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e realização dos leilões.
Os estudos compreenderão nove trechos e devem ser concluídos no primeiro trimestre de 2022. Além de trechos de rodovias existentes, contemplarão também a elaboração de traçados referenciais de trechos a serem construídos, como o Novo Anel Rodoviário de Goiânia (GO), o Novo Anel Rodoviário de Feira de Santana (BA) e o Contorno Rodoviário do Recife (PE).
“Sem dúvida a transferência dessa parcela de rodovias federais para a iniciativa privada contribuirá para melhoria do nosso modal rodoviário. A expectativa que temos, e defendemos, é a de que as modelagens dessas concessões não definam apenas grandes trechos, permitindo maior participação privada. E também que não envolvam outorgas ‘na cabeça’, mas sim ao longo do período das concessões”, ressalta o presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Carlos Eduardo Lima Jorge.
(Com informações do BNDES)