Logo da CBIC
05/05/2021

CBIC envia sugestões à proposta de IN sobre Estudos Técnicos Preliminares

A Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) encaminhou nesta quarta-feira (05) à Secretaria de Gestão do Ministério da Economia sugestões à Consulta Pública da Instrução Normativa sobre Estudos Técnicos Preliminares. A Instrução fará parte da regulamentação da Lei 14.133/21, a nova Lei de Licitações Públicas.

Assim como os subsídios enviados à IN sobre Ordem Cronológica de Pagamentos, as contribuições da Coinfra foram formuladas por um grupo de cinco especialistas na matéria:

  • Fernando Vernalha
  • Benedicto Porto Neto
  • José Eduardo Guidi
  • Rafael Mota
  • Fabrício Pagnossin

Seguem as contribuições apresentadas sobre Estudos Técnicos Preliminares:

Contribuições da Coinfra/CBIC à regulamentação

da Lei 14.133/21 – Licitações Públicas

Instrução Normativa sobre Estudos Técnicos Preliminares

PROPOSTAS CBIC:

Art. 6º:

III

Contribuição:

Nova redação ao inciso III do caput do art. 6º, nos seguintes termos:

Art. 6º.

III – levantamento de mercado, que consiste na análise das alternativas possíveis, e justificativa técnica e econômica da escolha do tipo de solução a contratar, podendo, entre outras opções:

  1. ser consideradas contratações similares feitas por outros órgãos e entidades, inclusive da iniciativa privada e internacionais, com objetivo de identificar a existência de novas metodologias, tecnologias ou inovações que melhor atendam às necessidades da Administração públicas;
  2. ser realizada audiência ou consulta pública, preferencialmente na forma eletrônica, para coleta de contribuições;
  3. em caso de possibilidade de compra ou de locação de bens, ser avaliados os custos e os benefícios de cada opção para escolha da alternativa mais vantajosa; e
  4. ser consideradas outras opções menos onerosas à Administração, tais como Concessões, Parcerias Público Privadas, Contratos de Gestão com Organizações Sociais, Termos de Parcerias com OSCIP´s, chamamentos públicos de doação e permutas.

Justificativa: A busca por alternativas não deve ser restrita às práticas apenas de outros órgãos ou entidades da administração pública, mas observar as melhores práticas e alternativas existentes no cenário da iniciativa privada e na prática internacional.

 

Art. 6º.

XII

Contribuição: Nova redação ao inciso III do caput do art. 6º, nos seguintes termos:

Art. 6º.

XII – descrição de possíveis impactos ambientais e respectivas potenciais medidas mitigadoras, com a consideração de seu custo, incluídos requisitos de sustentabilidade mínima a ser alcançada; baixo consumo de energia e de outros recursos, bem como logística reversa para desfazimento e reciclagem de bens e refugos, quando aplicável;

Justificativa: A definição das medidas mitigadoras será melhor ajustada quando da elaboração dos Projetos Básico e Executivos e das Fases de Licenciamento, devendo no EPT ao menos serem identificadas aquelas que potencialmente serão necessárias, de modo a que seu custo seja considerado no planejamento inicial, tendo em vista a viabilidade econômica da contratação.

 

SAIBA MAIS

CBIC envia contribuições à proposta de IN de Ordem Cronológica de Pagamentos

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.