Logo da CBIC
29/05/2019

Presidente da CBIC discute qualidade de projetos em evento sobre PPPs em Concessões

“Projeto não é só design, mas um conjunto de aspectos que tornam possível executar uma obra ou empreendimento”. Com essa síntese, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, defendeu o aperfeiçoamento da entrega de projetos no Brasil, condição essencial para a retomada do investimento com qualidade. Em painel da terceira edição do EXAME Fórum PPPs e Concessões, o executivo apontou a inovação, com a absorção de novas tecnologias, e a segurança jurídica como atributos que devem nortear a formulação de projetos no país. “Um projeto bem feito é a base para um empreendimento realizado com qualidade, custos adequados e prazo atendido”, frisou.

Presidente da CBIC, José Carlos Martins, no painel “A qualidade dos projetos é o verdadeiro vilão para o atraso na infraestrutura brasileiro?”

Martins participou do painel “A qualidade dos projetos é o verdadeiro vilão para o atraso na infraestrutura brasileiro?”, que discutiu a importância da qualidade do projeto para a execução de obras. Debateram com ele Adalberto Santos de Vasconcelos, Secretário Especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e Frederico Bopp, da Azevedo Sette Advogados. O presidente da CBIC apontou a necessidade de aperfeiçoamento de ferramentas como as PMI e MPI e da revisão da modelagem de projetos, especialmente aqueles formulados pelo poder público. “Existe um modus operandi que está vencido e ainda não colocamos nada no lugar”, comentou. “Precisamos de mais transparência, de mais estímulo à concorrência e reavaliar a capacidade de financiamento das empresas”.

Para o secretário especial do PPI, a maior qualificação dos projetos é um tema que merece atenção. “É preciso mais planejamento, oferecendo previsibilidade e estabelecendo objetivos claros”, afirmou Adalberto Vasconcelos. Segundo ele, o Brasil tem hoje uma carteira de obras, mas não de projetos e deveria caminhar na direção de criar um plano de logística, integrando os diversos segmentos da infraestrutura. O secretário disse, ainda, que aspectos estratégicos como a questão ambiental devem ser discutidos desde a concepção de qualquer projeto, eliminando gargalos futuros.

Na sua intervenção, o advogado Frederico Bopp convergiu na percepção de que é preciso resgatar o planejamento e a previsibilidade. Segundo ele, entretanto, o principal problema da infraestrutura hoje é a falta de recursos para investimento decorrente da crise.

O tema tratado tem interface com o projeto Melhoria da Competitividade e Ampliação de Mercado na Infraestrutura, iniciativa da CBIC e do SENAI Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.