Logo da CBIC
27/03/2019

Oportunidades em PPPs de iluminação pública são tema de seminário

No fim do seminário, participantes dos painéis responderam a perguntas dos presentes.

Oportunidades, vantagens e conceitos básicos na área de Parcerias Público Privadas (PPPs) foram algum dos assuntos abordados no seminário “PPPs de Iluminação Pública – Experiências e Caminhos para Investir”, nesta quarta-feira (28), em São Paulo. Organizada pela Associação para o Progresso das Empresas de Infraestrutura (Apeop), a capacitação reuniu operadores, investidores e empresários do setor.

O evento foi transmitido ao vivo pelo perfil do Youtube da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), onde pode ser assistido na íntegra.

O presidente da Apeop e vice-presidente da área de Infraestrutura da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge, fez o discurso de abertura. “O objetivo do seminário é difundir o conhecimento, discutir as dificuldades e apontar soluções para o crescimento dos projetos de iluminação pública”, disse.

Jorge destacou que as oportunidades de concessões, PPPs e locação de ativos no Brasil envolvem praticamente todas os setores de infraestrutura social e logística. Por isso, é importante conhecer as particularidades da área de iluminação pública e os benefícios que pode oferecer para os negócios.

PPPs são alternativa para crise econômica

O primeiro painel do seminário abordou as visões do poder público e privado sobre as vantagens de investir em PPPs.

Além de Lima Jorge, um dos participantes foi o presidente da Associação Paulista de Municípios, Carlos Alberto Cruz Filho, que ressaltou a importância de achar novos caminhos para investimentos no atual momento de crise econômica. “Os municípios estão quebrados. Essa possibilidade das PPPs, que ainda é nova, veio para ficar. É claro que não basta apenas montar o projeto, precisamos também de equilíbrio fiscal e segurança jurídica”, disse.

A seguir, o managing partner do BR Infra Group Marcelo Allain apresentou um roteiro para empresários que pensam em participar de PPPs de iluminação pública — incluindo avaliação de viabilidade, pontos a serem analisados pelos investidores e o que as prefeituras podem fazer para aumentar os projetos na área. Ele atuou na área de PPPs no governo de São Paulo e ajudou a desenvolver o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal.

Para Allain, a vantagem das PPPs de iluminação pública é que trazem benefícios para todos os envolvidos. “Para a população, traz segurança, conforto e a possibilidade de modernização tecnológica. Do lado do governo, os recursos para financiar as obras vêm dos consumidores, o que atende muito bem a situação atual de falta de verbas. Para o empresário, é uma business com a possibilidade de um contrato a longo prazo e regras claras”, explicou.

O seminário contou também com uma palestra do advogado e sócio da VG&P Fernando Vernalha, que abordou conceitos fundamentais para investir em PPPs de Iluminação Pública e como modelar os projetos. “Se a gente olhar o percentual de iniciativas de PPPs municipais, o setor de iluminação pública lidera. Os projetos nessa área são relativamente simples e oferecem uma certa segurança para os investidores”, comentou.  

BNDES e Caixa apresentam trabalho com concessões

O segundo painel foi sobre o panorama de investimentos em projetos de iluminação pública no Brasil.

O gerente do Departamento de Projetos Municipais da Área de Desestatização e Estruturação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Leonardo Castelo Branco, tratou do trabalho da instituição financeira na área. “O BNDES busca prestar apoio de ponta a ponta, desde a geração de diagnósticos técnicos, jurídicos e financeiros, desenvolvimento de todos os estudos e construção de edital, até efetivamente chegar ao momento da concessão”, detalhou.

O debate também contou com a participação do gerente nacional em exercício da Diretoria de Serviços de Governo da Caixa Econômica, Felipe Teles da Cunha. Ele abordou a visão e projetos do agente econômico dentro do programa de apoio às concessões municipais de iluminação pública. “Nosso objetivo é aumentar a taxa de sucesso, melhorar os serviços públicos, gerar empregos e renda, atrair capital externo e desenvolver novos modelos de financiamento”, resumiu.

O evento incluiu, ainda, a apresentação de um estudo de caso, a cargo do secretário da prefeitura de Atibaia (SP), Jairo Oliveira Bueno, que expôs estudo de caso sobre o trabalho do órgão na área de iluminação pública.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Este Mês
Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.