Logo da CBIC
21/11/2017

Banco Mundial defende corte de subsídios, da desoneração da folha e da Zona Franca de Manaus – Agência iNFRA

Fonte: Agência iNFRA

BANCO MUNDIAL DEFENDE CORTE DE SUBSÍDIOS, DA DESONERAÇÃO DA FOLHA E DA ZONA FRANCA DE MANAUS

Dimmi Amora, da Agência iNFRA

Em seu relatório sobre os gastos orçamentários do governo federal, feito a pedido do governo brasileiro, o Banco Mundial recomendou mudança ou extinção de programas de subsídios às empresas nacionais, descrito pelos estudiosos como caros e de baixa eficiência. A estimativa dos estudiosos é que se poderia economizar até 2% do PIB como mudanças nos programas de Desoneração da Folha, Zona Franca de Manaus, Inovar-Auto e Subsídios ao Simples.

O trabalho, entitulado “Um Ajuste Justo: Análise da Eficiência e Equidade do Gasto Público no Brasil”, aponta que as despesas com apoio a empresas cresceu e chegou a 4,5% do PIB, sem evidências de que os programas tenham sido eficientes e eficazes no aumento da produtividade. Os técnicos listam vários estudos preliminares apontando que, ao contrário, os gastos são elevados e pouco eficazes. Citam o PSI entre os gastos considerados como ineficazes e apontem apenas o Pronatec como eficiente.

O relatório foi feito diante do que Banco Mundial chama de grande desafio do país, que é fazer o ajuste das contas públicas com o teto de gastos. A análise dos técnicos aponta que as despesas no orçamento acabam beneficiando os mais ricos e recomendam mudanças em várias áreas, de gastos sociais ao ensino universitário, para que o país possa economizar 7% do PIB ao ano sem prejudicar políticas voltadas aos mais pobres.

Os gastos com subsídios e desonerações, apesar de terem um impacto elevado na conta, respondendo por quase 30%, tiveram pouca atenção dos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Dyogo Oliveira, que discursaram durante o lançamento do relatório. Nenhum deles citou especificamente esse problema, concentrando-se em apontar para a importância das mudanças no sistema de previdência, também recomendado no estudo do Banco Mundial.

Click aqui para baixar o pdf completo.

COMPARTILHE!

Agenda COINFRA

Abril, 2025

Comissão de Infraestrutura
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.