Logo da CBIC
29/04/2020

Central de Recebíveis entra em teste a partir do dia 4 de maio

A B3, empresa de infraestrutura de mercado financeiro, com atuação em ambiente de bolsa e de balcão, demonstrou nesta quarta-feira (29) aos participantes do ‘Diálogos CBIC sobre Central de Recebíveis’, transmitido via Zoom, as funcionalidades do Block – Sistema de registro e gravame de recebíveis imobiliários – como plataforma de dados para que as empresas incorporadoras possam controlar melhor seus produtos e a relação com os seus clientes e agentes financeiros.

Com início do teste piloto da plataforma no próximo dia 4 de maio, a previsão é de que o lançamento oficial da Central de Recebíveis ocorra no dia 1º de julho.

Ao apontar a importância da amplitude desse mecanismo para dar liquidez e credibilidade ao mercado imobiliário e um ambiente adequado aos recebíveis, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, ressaltou que “o sistema será um grande banco de cadastro positivo para as transações imobiliárias”.

A iniciativa, segundo o vice-presidente da área da Indústria Imobiliária, Celso Petrucci, é fruto de tratativas com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) e o Banco Central e visa facilitar o acesso das pequenas e médias empresas ao crédito.

Para o superintendente de Crédito Imobiliário da Abecip, José Aguiar, além de possibilitar aos bancos operarem em maior escala, o sistema traz uma solução para os créditos, proporcionando maior agilidade, credibilidade e segurança às empresas que registrarem seus recebíveis imobiliários no block poderem operacionalizar.

Dentre os benefícios,  Aguiar reforça: informações com credibilidade de que as construtoras terão fácil acesso aos recebíveis registrados e que os bancos poderão visualizar o espelho das garantias.

Também participaram da reunião o vice-presidente da área de Habitação de Interesse Social da CBIC, Carlos Henrique de Oliveira Passos, e representantes da B3 Brasil Bolsa Balcão.

Os temas abordados têm interface com o projeto ‘Melhorias do Mercado Imobiliário’ realizado pela CBIC, por meio das Comissões da Indústria Imobiliária (CII) e de Habitação de Interesse Social (CHIS), com a correalização do Serviço Nacional da Indústria (SENAI).

COMPARTILHE!
Comissão de Habitação de Interesse Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.