Logo da CBIC
22/05/2023

Comitiva internacional visita edifícios com madeira na Áustria

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) encerrou a primeira etapa da missão empresarial internacional sobre construção com madeira. A comitiva tem o intuito de conhecer projetos bem sucedidos de países europeus com a utilização de madeira engenheirada.

A programação foi iniciada na segunda maior cidade da Áustria, em Graz, e contou com a visita a indústrias de produção de peças utilizadas em canteiros de obras como vigas, colunas, lajes e paredes. Esse material segue o calendário da obra, de acordo com cada projeto e chega pronto para uso, proporcionando um canteiro mais limpo e seguro, explicou o gerente de assuntos estratégicos da Fiep, João Arthur Mohr.

Já na segunda etapa da visita, na cidade de Viena, ainda na Áustria, o grupo de empresários visitou empreendimentos construídos a partir desta matéria prima e conheceram o hotel HoHo Wien, que tem 75% de sua construção com madeira e dispõe de 84 metros de altura, em 24 andares. Localizado em um distrito chamado Seestadt Aspern, o bairro segue uma ideia de investidores, construído para 40.000 pessoas e um projeto de desenvolvimento urbano para os próximos 20 anos. 

 

Como parte da programação, os integrantes da missão visitaram uma central de incineração de resíduos, que produz energia para a cidade de Viena. Além disso, foram realizadas diversas visitas técnicas em torno de edificações construídas em madeira, em alguns distritos da cidade. Outra parte do grupo visitou o novo campus da Universidade WU, que conta com seis prédios realizados com diversos sistemas construtivos. 

Para finalizar a programação no país, a Associação Austríaca da Indústria da Madeira, que possui mais de 1.000 membros ativos, mostrou o cenário austríaco da indústria da madeira, que compõe mais de 27 mil colaboradores e possui forte cooperação internacional, com países como Croácia e Hungria. 

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, Nilson Sarti, e a gestora Mariana Silveira Nascimento integram o grupo e seguem com a comitiva para a Suécia. 

A iniciativa é organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI), com participação da CBIC. 

 

O tema tem interface com o projeto “Cenários e Transição para uma Economia da Indústria da Construção de Baixo Carbono”, da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024