Logo da CBIC
18/05/2023

CBIC participa de missão internacional sobre construção com madeira

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) integra comitiva internacional composta por representantes de toda a cadeia produtiva do setor para visitar iniciativas e projetos desenvolvidos em países europeus que utilizam a madeira engenheirada na estrutura e composição das edificações. A missão empresarial foi organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI), com a participação da CBIC. 

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, Nilson Sarti, e a gestora Mariana Silveira Nascimento integram o grupo. “O objetivo da CBIC nesta missão é estar presente e atenta às novas tendências para transmitir aos construtores do Brasil o que existe de mais atual a respeito do tema”, apontou Martins. 

A missão empresarial, que visa aprofundar o conhecimento sobre o tema em países da Europa já referenciados nesse tipo de construção, foi dividida em quatro etapas, com visitas a países como Alemanha, Áustria e Suécia. A iniciativa foi um desdobramento do workshop Woodlife Sweden, realizado em março, no Paraná, com parceria da Embaixada da Suécia e do  Swedish Institute, que tratou sobre a adoção de sistemas construtivos mais sustentáveis.

Para o gerente de assuntos estratégicos da Fiep, João Arthur Mohr, é mais uma oportunidade para as construtoras do Brasil. “A FIEP já realizou uma missão parecida há cerca de 12 anos que possibilitou trazer o sistema wood frame para o Brasil. Agora, nós queremos trazer essa nova tecnologia que permite a construção de prédios com até 20 andares”, apontou Mohr.

 

O tema tem interface como o projeto “Cenários e Transição para uma Economia da Indústria da Construção de Baixo Carbono”, da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024