Logo da CBIC
16/03/2023

CBIC lança publicação sobre cidades resilientes e projetos Net Zero Water

Os projetos Net Zero Water vêm ganhando projeção mundial. Principalmente em um cenário em que desastres climáticos ocorrem com maior frequência, é essencial repensar a infraestrutura das cidades e adaptá-las para terem maior capacidade de absorção da água e garantir a segurança hídrica da população.

Atualmente, as enchentes representam o principal tipo de desastre no mundo. Dados do Centro de Pesquisas de Epidemiologia dos Desastres (CRED), sediado na Bélgica, mostram que foram registradas 223 ocorrências de enchentes nos mais diversos países, afetando cerca de 29 milhões de pessoas e causando perdas econômicas de U$ 74,4 bilhões.

O Brasil acompanha o cenário mundial. A tragédia de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, provocada pelas fortes chuvas, no último mês de fevereiro, e com mais de 64 mortes confirmadas, comprova as estatísticas.

Para conscientizar as empresas e profissionais do setor e capacitá-los sobre o tema, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), lança a publicação “Cidades Resilientes e a Urgência por Projetos Net Zero Water”, no dia 17 de março, na Expo Revestir, em São Paulo.

De acordo com o presidente da CMA, Nilson Sarti, o setor da construção tem grande responsabilidade no desenvolvimento urbano e deve adotar soluções mais resilientes, com a gestão integrada de água para evitar desastres naturais e minimizar os prejuízos humanos e materiais.

“Fazer o lançamento desta publicação durante a feira é relevante, pois vamos debater temas relacionados, como gestão hídrica e a ocorrência de eventos climáticos extremos. As cidades precisam se preparar para serem mais resilientes e adequadas. Estamos em um cenário de mudanças climáticas e nosso intuito é exatamente contribuir com essa adaptação”, disse Sarti.

O conceito Net Zero Water oferece uma nova abordagem em relação à gestão de água. Um edifício Net Zero Water, por exemplo, utiliza tecnologias para minimizar o consumo total de água, as perdas no sistema hidráulico predial e o lançamento nos afluentes sanitários. Essas construções ainda preveem a implementação de infraestruturas verdes para neutralizar o impacto da drenagem urbana.

“Nós precisamos de soluções cada vez mais adaptadas para lidar com as mudanças climáticas. Vidas estão sendo perdidas, prejuízos econômicos diversos, e o Net Zero Water é apenas uma das ações possíveis. É importante que as cidades passem por uma infraestrutura de saneamento adequada”, apontou a consultora da CBIC e fundadora da startup de tecnologia InfinityTec, Virgínia Sodré.

Cidades Resilientes e construções sustentáveis

A formação de cidades resilientes e as possibilidades de financiamento para construções verdes serão temas dos debates que a CBIC vai promover durante a Expo Revestir.

No dia 16 de março, o tema do debate será “Descarbonização e Financiamento Climático para a Construção”, com início às 14h. No dia 17, “Cidades Resilientes e a Importância do Net Zero Water na Construção e Eventos Extremos Climáticos”, também às 14h. No dia 17 ainda acontece o lançamento da publicação digital da CBIC “Cidades Resilientes e a Urgência por Projetos Net Zero Water”.

Serviço: 

Lançamento da publicação Net Zero Water

Expo Revestir, São Paulo

17 de março | 14h

Sobre a CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) tem como objetivo tratar das questões ligadas à indústria da construção e ao mercado imobiliário. A entidade representa institucionalmente o setor e promove a integração da cadeia produtiva da construção em todo o país, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social brasileiro.

Com mais de 60 anos de atuação, a CBIC reúne 96 sindicatos e associações patronais da construção, presentes nas 27 unidades da Federação. A entidade também atua no fomento e articulação do setor para encaminhar as principais demandas e propostas ao poder público, sempre com o objetivo de estimular o setor produtivo, melhorar o ambiente de negócios e a consequente geração de emprego e renda no país. Saiba mais: www.cbic.org.br

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024