Logo da CBIC
20/12/2021

CBIC defende inclusão de redução de emissões de carbono na agenda do setor

Presidida por Nilson Sarti, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) coordena e desenvolve ações destinadas a disseminar a sustentabilidade na indústria da construção, principalmente no que se refere ao estímulo às boas práticas e alinhamento, diante dos principais acordos e agendas internacionais ambientais.

A área atua sobre os seguintes eixos: recursos hídricos, energia renovável, resíduos sólidos, cidades sustentáveis e legislação ambiental.

Além disso, atua internacionalmente na Comissão de Construção Sustentável da Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC).

Para a realização das suas ações, a CMA/CBIC conta com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) no projeto “Desenvolvimento sustentável na indústria da Construção”.

Com exclusividade ao CBIC Hoje, o presidente Nilson Sarti apontou a ação de maior destaque da área no ano e o maior desafio para 2022. Confira a seguir:

CBIC Hoje: Qual assunto mereceu maior empenho da Comissão de Meio Ambiente (CMA) em 2021?

Nilson Sarti: Lei Geral de Licenciamento Ambiental, PL de APPs em áreas urbanas, redução das emissões de carbono no setor da construção

CBIC Hoje: Qual a maior conquista da CMA para o setor no ano?

Nilson Sarti: Aprovação da Lei Geral de Licenciamento Ambiental na Câmara; finalização da tramitação do PL de APPs em áreas urbanas, que está aguardando sanção presidencial; divulgação de instrumentos para avaliação de emissões de carbono no processo de produção de materiais e, também, durante execução das obras; assinatura de Acordo com IFC para incentivo de Construções Sustentáveis e, também, com SGS/Sintali viabilizando descontos para associados CBIC na Certificação EDGE.

CBIC Hoje: Qual o maior desafio da CMA/CBIC em 2022?

Nilson Sarti: Colocar na agenda do setor a necessidade de redução das emissões de Carbono em nossa cadeia produtiva

Enquanto a equipe CBIC está de férias, aproveite para conhecer um pouco mais sobre as ações da área de Meio Ambiente da entidade e suas publicações no site.

 

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024