Logo da CBIC
18/11/2021

CMA discute economia circular, MTR e pautas para 2022

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promoveu, nesta quarta-feira (17), a 4ª reunião ordinária virtual. O encontro contou com apresentações sobre as oportunidades de economia circular na construção civil e sobre o Manifesto de Transporte de Resíduos. Além disso, os membros discutiram a pauta da área para o ano de 2022.

De acordo com o professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Sérgio Angulo, o conceito de economia circular é o modelo de produção que estende a fase de uso dos produtos e foca na remanufatura dos produtos no ciclo de vida, para gerar ganhos econômicos não capturados no negócio e reduzir impactos ambientais, como mais reuso e promover reciclagem. Durante o encontro, o especialista apontou diversas formas para tornar a indústria da construção mais sustentável.

Sobre o tema, o presidente da CMA/CBIC, Nilson Sarti, afirmou que o assunto Economia Circular está intimamente interligado com a pauta de redução das emissões de carbono, e uma série de oportunidades que o setor terá nos próximos anos.

A segunda apresentação foi realizada pelo diretor da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (ABETRE), Luiz Gonzaga. Ele discorreu sobre o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), que é uma ferramenta de política pública formulada através de uma Portaria do Ministério do Meio Ambiente. Segundo ele, o recurso diz para onde estão indo os resíduos. “É uma rastreabilidade desses resíduos a partir do ponto gerador até o ponto de destinação final adequado”, disse. Clique aqui e baixe o livro “A ABETRE e o Sistema MTR” e saiba mais sobre o assunto.

No final do encontro, os participantes conversaram sobre a agenda para o próximo ano. Os membros poderão enviar sugestões para a construção da pauta da CMA para 2022.

A reunião tem interface com o projeto “Desenvolvimento sustentável na indústria da Construção” da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Março, 2024