Logo da CBIC
19/10/2021

Enic: Transição para uma economia sustentável

Oficina apresentou soluções e oportunidades para mensurar as emissões de carbono na construção 

O Brasil é o 5º maior emissor de CO2 e tem a maior biodiversidade do mundo. Diante dos desafios da agenda ambiental e do setor de infraestrutura e desenvolvimento das cidades é imprescindível ampliar as soluções para mensurar o consumo energético e as emissões de carbono na construção civil.

Nesta terça-feira (19) a oficina “Transição para uma economia sustentável: calculadora de consumo energético e emissões de carbono”, mediada por Nilson Sarti – presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CMA/CBIC) reuniu um time de especialistas para apresentar soluções e oportunidades na evolução da temática no país.

“Nós da CBIC temos um compromisso de incentivar a redução da emissão de carbono. Temos que defender essa agenda e proteger o nosso futuro e o futuro do planeta”, comentou Nilson Sarti.

Sustentabilidade e habitação 

Atualmente 40% dos domicílios do país precisam de algumas adequações na construção e infraestrutura, segundo Rhaiana Bandeira Santana, coordenadora-geral de desenvolvimento institucional no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Diante de tais projetos, ampliar as estratégias urbanas com sustentabilidade e otimização de custos para as famílias e gestores públicos se torna ainda mais necessário “Em geral as obras autogeridas têm um custo para as famílias. O programa Casa Verde Amarela é um programa com política ampla, com diversas soluções para as necessidades habitacionais.”

Ainda segundo a coordenadora, o governo tem ampliado os projetos de sustentabilidade com a inclusão de requisitos para a certificação de 2.039 empresas construtoras em todos os estados. Os avanços preveem a redução de desperdícios e geração de resíduos, análise do destino dos resíduos, atualização dos regimentos do setor, entre outros pontos para reduzir a emissão dos gases sem perder a eficiência do desenvolvimento habitacional e de saneamento no país.

Ferramenta de mensuração

Para gerir a eficiência sustentável na construção, uma ferramenta promete impactar positivamente e gerar controle de cálculos: a CECarbon. O objetivo da ferramenta é possibilitar a coleta de dados através de um software on-line que mensura emissões de gases que geram o efeito estufa, consumo energético ou energia embutida nos materiais utilizados no ciclo de vida da obra, que vai desde a compra de matéria prima até a entrega do edifício para o usuário final.

Conforme explicou Lilian Sarrouf, consultora técnica do COMASP, “o projeto CeCarbon tem o objetivo de formar uma base de dados para o setor de edificações no Brasil para  possibilitar a comparabilidade entre obras”.

Lilian afirmou ainda que os objetivos são potencializar o uso da ferramenta em nível nacional e formar base de dados para o setor de edificações no Brasil. Além disso, é esperado que haja possibilidade de comparabilidade entre obras da mesma tipologia e integração com os procedimentos do setor público e privado.“Para 2022 em diante, vamos potencializar o uso da ferramenta a nível nacional”.

Sobre o CeCarbon, Daniel Wagner, assessor técnico da GIZ, destacou que não existem no Brasil meios acessíveis de cálculo de emissões de carbono e consumo energético. “Não se pode gerir o que não se pode medir.” Porém o objetivo da ferramenta  é jogar menos carbono na atmosfera. “É uma ferramenta de projetos, não somente de medição. Para facilitar a gestão da obra”, destacou..

Wagner reforçou que a ferramenta é online, dinâmica, confiável e gratuita. Segundo ele, a iniciativa alcança seis dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: energia limpa e acessível; indústria, inovação e infraestrutura; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima e parcerias e meios de implementação.

Para acessar a ferramenta basta entrar no link: Cecarbon

Enic – O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua e Predialize.

A oficina tem interface com o projeto “Desenvolvimento sustentável na indústria da Construção” da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, com a correalização do Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024