Logo da CBIC
17/07/2019

Inovação e sustentabilidade são focos de evento da construção capixaba

O Qualicon 2019, maior evento técnico da indústria da construção capixaba, tem este ano a sua temática voltada para a sustentabilidade. O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo  (Sinduscon-ES) preparou uma programação com oito palestras que vão mostrar como se faz importante as empresas investirem em projetos e materiais que garantam a autossuficiência do empreendimento.

Uma das palestras vai mostrar como se deu a construção do Condomínio Comercial Eurobusiness, em Curitiba, projetado para ser autossuficiente em água, reciclar todo o esgoto e alcançar altos níveis de economia de energia. O empreendimento, Net Zero água e energia, é o primeiro no Sul do Brasil a conquistar a certificação Leed Platinum, a maior na categoria.

Para mostrar que as tecnologias sustentáveis geram mais eficiência e rentabilidade, o Qualicon vai apresentar também a palestra-case sobre os desafios e tecnologia das contenções, fundações e estrutura do empreendimento Cidade Matarazzo, em São Paulo.

O diretor da Comissão de Materiais e Tecnologia do Sinduscon-ES, Rodrigo Gimenes, reforça que o evento tem o objetivo de compartilhar experiências inovadoras e de oferecer a oportunidade de os profissionais da construção debaterem temas pertinentes à área de atuação, com um olhar sempre voltado para o futuro.

O Qualicon 2019 é promovido pelo Sinduscon-ES e será realizada junto à ExpoConstruções e à Mec Show, no Centro de Eventos de Carapina, entre os dias 6 e 8 de agosto. A grade de palestras tem como público-alvo engenheiros, empreendedores, arquitetos, técnicos e estudantes. As palestras serão realizadas das 14h30 às 18h45. 

7 de agosto
14h30 – Gestão de Facilities e Sustentabilidade, com Bruno Casagrande, da Fundação Vanzolini
15h30 – Case Energia e água zero: edifício Eurobusiness, com Marcos Francisco Bodanese, da BBB Gestão e Planejamento/Paraná e Euclides Roberto Zagonel Ciruelos, da Construtora Engemática
16h45 – Steligence – inovação em sistemas de aço, com Johann Ferrareto, da ArcelorMittal
17h45h – Meeting de startups, Softplan

8 de agosto
14h30 – Case da Sinco Engenharia/SP, com Priscila Castro
15h30 – Case Cidade Matarazzo, um mundo à parte.
16h45 – Construção 2030 – plataforma digital, um salto para o futuro, com Luiz Gustavo Delmont, do Senai Nacional
17h45 – Cultura Disruptiva e os rumos da Construção Civil, com Fabrício Schveitzer, da Sienge/SC

Participe!

Inscrições podem ser feitas no site do evento.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Março, 2024