Logo da CBIC
13/11/2018

Comitiva brasileira participa da Smart City Expo, em Barcelona

Uma delegação de representantes do governo, empresas, academia e entidades brasileiras ligadas a construção civil participa esta semana da Smart City Expo World Congress, evento internacional sobre inovação urbana. Em sua oitava edição este ano, o encontro começou nesta terça (13) em Barcelona, na Espanha, e vai até 15 de novembro. São mais de 840 empresas e 700 cidades participantes. A organização é da Fira de Barcelona.

A comitiva do Brasil é formada por 51 pessoas, vindas de 14 cidades e 6 estados. Entre eles, estão a secretária-executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese-DF), Rosane Lucho; o presidente do Codese-GO, Renato Correia; e o ex-prefeito de Maringá (PR) Silvio Barros, idealizador e consultor no projeto “O Futuro da Minha Cidade”, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o SESI Nacional.

No primeiro dia do evento, o grupo pode conhecer o projeto do Distrito de Inovação 22@Barcelona. A iniciativa transformou 200 hectares de área industrial do bairro Poblenou em um distrito inovador, que oferece espaços modernos para a concentração estratégica de atividades intensivas baseadas no conhecimento. O projeto visa a renovação urbana e de infraestruturas, além da criação de um novo modelo de cidade que responda aos desafios colocados pela sociedade do futuro.

O responsável pela organização da comitiva é Roberto Marcelino, CoFounder e Diretor de novos negócios do iCities, empresa chancelada pela Fira Barcelona para realizar o Smartcity Expo Curitiba. “A maioria dos brasileiros está participando pela primeira vez e, entre eles, o comentário é de que está tudo fantástico. A palestra de abertura, incluindo o prêmio Nobel da paz Muhammud Yunus, também foi fenomenal”, comemora.

Nesta segunda-feira (12), a delegação participou também da pré-abertura do evento, que incluiu visita ao Barcelona Supercomputing Center – o centro nacional de supercomputação da Espanha – e debate sobre o setor de cidades inteligentes no Brasil, com a presença de prefeitos de diversos municípios.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024