Logo da CBIC
12/11/2018

Startups criando soluções para resolver problemas urbanos e tornar cidades mais inteligentes e sustentáveis:

Sistema de gerenciamento de cestos em bueiros inteligentes para evitar problemas com enchente nas cidades.

O sensor de monitoramento é instalado nos cestos de bueiros inteligentes e indica em um sistema de gerenciamento: a sua localização por coordenadas, o status do volume de resíduos, o status da bateria, alertas de roubo, alertas de inundação e alertas de falha no sistema.

O bueiro inteligente é um cesto colocado na parte interna, invisível para quem vê de fora. Com pequenos buracos circulares, esse filtro libera o escoamento da água, mas segura os materiais sólidos, impedindo o entupimento e evitando também que o lixo termine por poluir rios e córregos.

O sensor de monitoramento torna o bueiro inteligente mais eficiente, enviando um alerta de limpeza para o sistema de gestão indicando quando o volume de resíduos alcança 80% da sua capacidade, otimizando o tempo e o deslocamento da empresa de limpeza pública.

O sistema de gerenciamento está em fase de testes nas capitais: São Paulo e Rio de Janeiro. Foi desenvolvido por Carlos Chiaradia, fundador e CEO da Net Sensor. Economista por formação, Chiaradia começou a pensar no negócio a partir da instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Fontes: http://netsensorsdobrasil.com.br/ns/ e https://www.metrojornal.com.br/foco/2017/07/12/bueiro-antienchente-agora-e-lei-em-sao-paulo-entenda-como-funciona.html

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024