Logo da CBIC
17/05/2018

Normas de Conservação e Uso de Fontes Alternativas de Água serão lançadas até outubro

Nos próximos 120 dias a Associação Brasileira de Normas Técnicas    (ABNT) vai lançar as Normas de Conservação  e Uso de Fontes Alternativas de Água em Edificações. O trabalho, feito em parceria com a Câmara Brasiliera da Indústria da Construção (CBIC), Sinduscon-SP e  com correalização do Senai, procura construir diretrizes de gestão hídrica para permitir a viabilidade técnica e econômica dos empreendimentos. As normativas serão direcionadas para as construções que se denominarem sustentáveis. O anúncio foi feito durante painel realizado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC durante o 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC).

“Por que elaborar normas para água? Porque as leis estão sendo aprovadas com uma série de obrigações para o setor” ponderou Lilian Sarrouf, coordenadora técnica das Normas de Conservação e Uso de Fontes Alternativas em Edificios.

O sócio-proprietário da RAC Engenharia, Ricardo Cansian, compartilhou a experiência da empresa que capta toda a água de chuva no telhado e trabalha na potabilização para reuso em torneiras, lavatórios e chuveiros. A empresa também aproveita 100% da água de esgoto para reuso em vasos sanitários.

O presidente da CMA, Nilson Sarti, citou o exemplo da Coreia do Sul que começa a atuar junto as escolas na questão da educação para o reuso de água. Culturalmente, os sul-coreanos não se incomodam com a cor da água utilizada nos banheiros. Ainda Segundo Sarti, a Coreia tem sido um exemplo mundial na gestão da água, uma vez que está descentralizando as estações de tratamento nas cidades e criando grandes áreas verdes nas regiões de tratamento.

Durante o painel, Virgínia Sodré e Álvaro Teixeira, diretora técnica e coordenador de projetos, repectivamente, da Infinity Tech apresentaram um balanço das atividades da CBIC durante o 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília no ultimo mês de março. A CBIC coordenou duas sessões temáticas (Urbano e Desenvolvimento) no encontro que reuniu mais de 120 mil pessoas na capital.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024