Logo da CBIC
04/05/2018

Dicas “Verdes”: Especialistas EDGE: Os Gurus da Construção Verde

Especialista EDGE Dai Nhan em sua cidade natal, Ho Chi Minh. Ele acredita que companhias responsáveis adotarão a certificação EDGE rapidamente, como consequência do seu compromisso com o meio ambiente.

Posicionar uma construção na direção certa. Adicionar redutores de pressão nas torneiras. Escolher blocos de concreto vazados. Pequenas decisões que podem ter grandes impactos quando o tema é o valor que os construtores agregam por meio de um design eficiente de recursos. Como tomar, rápida e facilmente, as melhores decisões para um ambiente específico, tem sido um campo cada vez mais influenciado por uma nova leva de consultores conhecidos como Especialistas EDGE. Eles são profissionais licenciados que trabalham silenciosamente nos bastidores para orientar e educar desenvolvedores de projetos de construção de edifícios de acordo com a certificação de construção “verde” EDGE sustentando suas premissas com o software do programa.

Menos arquitetos do que cientistas ambientais, os Especialistas EDGE oferecem conselhos no início do processo de design para gerentes de projeto para que consigam obter suas certificações de design. “Por meio do software EDGE, eu posso oferecer uma compreensão mais completa sobre como será realizado um edifício”, afirma Nandana Kumar, gerente sênior de práticas de design sustentável da LEAD Consultancy and Engineering Services e Especialista EDGE em Bengaluru. “Tão logo o/a cliente tem uma visão mais clara do que a economia de energia, de água e de energia integrada representará em economia de materiais, ele/ela nos dá o sinal verde, na medida em que seus parâmetros convergem com os padrões EDGE e avançam com a certificação”. Nandana é grato pela objetividade do software EDGE, e pela forma como a mais mínima mudança positiva pode gerar resultados impactantes.

Daniela Corcuera, que é uma LEED AP, instrutora universitária pós-graduada e Especialista EDGE, trabalhando na Quanta Studio em São Paulo, diz que seus clientes abraçaram a EDGE assim que ouviram que era um programa oferecido pela IFC, um membro do Grupo Banco Mundial, e que a GBCI poderia ser escolhida como certificadora. “Tudo o que é preciso é escutar estes dois nomes,” comenta Daniela. A acessibilidade agregada, facilidade de uso do software, e a simplicidade dos processos de certificação, em geral, fecham o negócio. “EDGE fornece ótimas informações que ajudam os arquitetos a identificar suas estratégias “verdes” para a consecução do melhor retorno para o investimento e para economizar nas contas de luz e água,” ela explica. “Isto pode ser usado, posteriormente, pelos clientes, para vender seus edifícios.” Daniela atualmente trabalha com a Canopus no Complexo Julio Prestes, uma parceria público-privada que objetiva transformar uma parte em declínio do centro de São Paulo em um florescente polo residencial.

“Deixe que o mundo saiba sobre a certificação EDGE e o resto acontecerá,” diz a Especialista EDGE Daniela Corcuera em São Paulo. Dai Nhan Nguyen, engenheiro, que estudou na Universidade de Tecnologia da cidade de Ho Chi Minh e que hoje trabalha como gerente técnico de design sustentável na Ardor Architects, havia devotado sua carreira ao tema da economia de energia em edifícios quando ele descobriu EDGE. “Em uma palavra, EDGE trata-se de ‘avaliação’,” afirma Dai Nhan, que recentemente contribuiu com a 4M Joint Stock Company para a obtenção da certificação EDGE para o seu M-Building Commercial Office Tower. “Quando eu rodo projeções no software para mostrar aos meus clientes, eles obtêm um retrato confiável das economias do projeto baseadas nas decisões por eles tomadas. Eu penso sobre o que seria possível eu fazer com EDGE, sabendo que isto poderia me beneficiar profissionalmente no tocante àquilo que eu quero alcançar como resultado.”

Especialista EDGE Daniela Corcuera está trabalhando com a Canopus e com o governo da cidade de São Paulo para restaurar uma área do centro em declínio com um projeto residencial de cinco prédios residenciais.

“EDGE abre uma oportunidade importante, tornando possível para todos conceber e construir de forma “verde”, diz Katya Kaya, uma gerente de projeto na Turkeco Construction and Energy Inc. em Istambul, e que também desempenha funções como Assessora Internacional BREEAM, LEED AP e Especialista EDGE. Katya possui um histórico em ciência e tecnologia da energia, e se especializou em materiais sustentáveis e declaração de produto ambiental. “Nós não precisamos usar simulações de software para projetar, porque a função é construída dentro do software livre EDGE,” ela assinala. “A conveniência do software, a forma como ele incorpora os impactos imediatos das mudanças no projeto e a facilidade da documentação são as contribuições positivas trazidas por EDGE.”

Katya Kaya é Especialista EDGE e esteve integralmente envolvida no Greenox, um projeto icônico em Istambul que se encontra em fase de obtenção preliminar da certificação EDGE.

David Dominguez, LEED AP e membro docente da USGBC/LEED, CEO da 3Lotus Consulting Mexico e membro da SUMe (Green Building Council no México), rapidamente enxergou o potencial de EDGE para estimular o desenvolvimento sustentável e transformar mercados. Por meio de EDGE, ele diversificou seus serviços e descobriu formas novas e práticas de melhorar o desempenho dos projetos de seus clientes sem incorrer em maiores complicações ou aumento significativo do orçamento. “Agora que o interesse pelo “verde” está crescendo e modelo de negócio é mais compreendido, os clientes percebem que a certificação EDGE representa um caminho para alcançar seus objetivos”, afirma David. “É a combinação ideal de conservação de recursos e obtenção de reconhecimento do mercado.”

O Especialista EDGE David Dominguez na Cidade do México. Ele estima que entre cinco e dez anos EDGE será a mais importante solução de certificação para o Mercado em geral, apontando para um futuro com mais edifícios verdes do que edifícios convencionais.

David desenvolveu um nicho para si atuando como Especialista EDGE para o Bancolombia, que oferece taxas de financiamento preferencial a 45%, aproximadamente, dos desenvolvedores residenciais da Colômbia, por meio de uma obrigação “verde” apoiada pela IFC. Dentre um grupo de 126 potenciais clientes do Bancolombia, 30 assinaram imediatamente o financiamento. “Nós vimos ganhos da ordem de 30 vezes o custo inicial da certificação,” disse David. “Isto torna a certificação com EDGE bem mais barata do que não fazê-lo, enquanto, ainda por cima, garante ao projeto uma poderosa ferramenta de marketing.”

David, que trabalhou como Especialista EDGE para desenvolvedores com projetos certificados na Colômbia, incluindo Alturia e Solider S.A.S. Constructora, tem identificado sinais positivos da influência de EDGE sobre os construtores. “Os clientes regularmente querem saber qual é o consumo de água de sistemas de encanamento de baixa pressão, e por isso, os construtores colombianos começaram a fazer constar em seu pacote de serviços,” explica David.

Daniela afirma que a transformação do software EDGE em uma “fortaleza de conhecimento” associado ao seu poder como um sistema de certificação internacional confiável, são os elementos que o tornarão popular, à medida que o setor da construção progride na direção certa. Nandana cita a capacidade de aceitação no mercado, a imagem corporativa e a CSR como razões sobradas para que os clientes adotem EDGE. Nenhum desses Especialistas EDGE conheceu os demais ainda, mas a IFC espera organizar uma oportunidade que facilite o contato entre eles, de modo que possam conhecer-se, assim como compartilhar ambições e experiências similares.

“Eu acredito piamente no futuro dos edifícios “verdes”, declara Dai Nhan. “EDGE é uma ferramenta ponderosa para arquitetos e engenheiros, e é a via para que o setor da construção siga adiante. EDGE tornará a mudança possível.”

O programa de certificação EDGE de edifícios “verdes” da IFC está disponível em quase 140 mercados, entre eles o Brasil, Índia, México, Turquia e Vietnã.

Para mais informações, através do e-mail: [email protected].

Copyright 2018. Todos os direitos reservados. EDGE é uma marca registrada da IFC.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Maio, 2024