Logo da CBIC
08/03/2018

8º Fórum Mundial da Água aposta na reciclagem dos resíduos produzidos

Sustentabilidade é um dos pilares do 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado de 17 a 23 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A ideia da organização é estabelecer procedimentos capazes de permitir que apenas 10% de todo o resíduo produzido no evento, cerca de 40 toneladas durante os sete dias, seja destinado a aterros sanitários. Vidros, plásticos, metais e papéis serão inteiramente reciclados. Materiais como lonas e sobras de madeira serão doados para servirem como matéria prima em outras atividades. A triagem dos resíduos ficará a cargo da Associação dos Catadores Recicladores de Resíduos Sólidos de Brazlândia (Acobraz), cidade do entorno do Distrito Federal. O material reciclável será encaminhado para cooperativas ou sociedade. Resíduos não recicláveis serão destinados ao aterro sanitário de Brasília.

Todo o óleo coletado dos food trucks da praça de alimentação do 8º Fórum também terá destinação ambientalmente correta. O material será armazenado em tonéis e encaminhado à empresa Ecolimp, para a produção de detergente. Outras bombonas vão armazenar resíduos orgânicos, que serão compostados pela empresa Pura Vida.

O 8º Fórum Mundial da Água estima reunir cerca de 45 mil pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A atuação dos participantes será fundamental na sustentabilidade do evento. A ideia da organização é que cada participante faça uso de copos ecológicos, evitando desperdício daqueles plásticos. A ausência de canudos e o uso racional de guardanapos são atitudes complementares que podem ser levadas em consideração na hora de evitar a produção de lixo no evento.

O 8º Fórum Mundial da Água é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).

As sete edições anteriores foram realizadas em Marrakesh (Marrocos, 1997), Haia (Holanda, 2000), Kyoto (Japão, 2003), Cidade do México (México, 2006), Istambul (Turquia, 2009), Marselha (França, 2012) e Gyeongju e Daegu (Coreia do Sul, 2015). Clique aqui para conferir a programação completa do Fórum e da Vila Cidadã.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Março, 2024