Logo da CBIC
28/02/2018

Encontra-se aberta a Chamada Pública para seleção de municípios que queiram participar do Projeto Cidades Eficientes 2018 do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável

Foto: Photo by Peter Aschoff on Unsplash

Respondendo à demanda crescente do setor público para aumentar sua eficiência de recursos foi proposto o Projeto Cidades Eficientes que conta com a execução do CBCS, Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e o financiamento do Instituto Clima e Sociedade, ICS. O objetivo do projeto é trabalhar com governos municipais para promover e apoiar ações estruturantes visando a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos edifícios públicos a longo prazo, através de eficiência energética, uso racional de água, facilitação do uso de transporte público, geração distribuída de energia e políticas públicas.

O projeto se destina aos municípios que queiram receber assessoria técnica para promover a sustentabilidade e eficiência energética nas suas cidades. Existem duas formas de participação: 1. Participação ativa com execução de projeto piloto, que envolve disponibilização de informações contando com equipe responsável e dedicada ao projeto e 2. Participação passiva, recebendo informações e notícias do projeto. Para participar do projeto, preencha o formulário de inscrição até o dia 18 de Março.

Clique aqui para acessar o Formulário de Inscrição (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeCWdANYjnOYn68ms4nMf-B0qVS6cE2MDhDSeHE-1HVisagTw/viewform)

Todos os municípios brasileiros estão convidados a participar do Projeto Cidades Eficientes, entretanto, nesta fase do projeto, podem ter participação ativa somente municípios que tenham entre 200.000 e 2.000.000 de habitantes, essa faixa sendo identificada com maior potencial para atuação pelo projeto proposto. Os municípios interessados em participar ativamente e fazer parte do projeto piloto serão selecionados em duas etapas: 20 municípios participarão de entrevista telefônica para coleta inicial de dados, e 1 a 3 municípios serão selecionados para participarem do projeto piloto. Serão desenvolvidas as seguintes atividades com os municípios selecionados: assessoria técnica dos municípios selecionados por meio de programa-piloto de projetos de eficiência energética, políticas, uso racional de água, mobilidade urbana e geração distribuída; capacitação, treinamento e cursos sobre eficiência energética, uso racional de água e geração distribuída; apoio ao monitoramento e acompanhamento da implementação de políticas públicas e medidas de redução de consumo; divulgação de estudos estratégicos e avaliações dos benefícios dos programas e lições aprendidas.

Com relação ao cronograma do projeto, neste momento se encontra em fase piloto em 2018, com duração de 1 ano e seguirá o seguinte cronograma: 26 fevereiro a 18 março de 2018 – Chamada pública para seleção de municípios; 30 de março de 2018 – Divulgação da seleção dos 20 municípios para entrevista; Início de Maio – Divulgação da seleção dos Projetos Piloto; Maio a Novembro – Assessoria técnica com os municípios escolhidos como projeto-piloto. Todas as informações do projeto e seu desenvolvimento serão publicadas no website do projeto (http://www.cbcs.org.br/cidades-eficientes). Além disso, o website, será um portal com informações e exemplos de ações de sustentabilidade que o município pode adotar. Maiores informações serão divulgadas em breve. Demais informações poderão ser obtidas através do endereço eletrônico: [email protected].

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024