Logo da CBIC
16/11/2017

Cidades Integrantes do “O Futuro da Minha Cidade” apresentam a evolução do projeto em seus municípios no Workshop realizado em Goiânia

Crédito: Silvio Simões

No dia 31 de outubro de 2017, foi realizado na sede do Codese, em Goiânia, o Workshop Técnico – Resultados e Atividades – O Futuro da Minha Cidade, cujo objetivo foi a instalação do Fórum Nacional do “O Futuro da Minha Cidade”, projeto realizado pela CBIC, com correalização do Sesi Nacional e patrocínio nacional da Caixa Econômica Federal, para a facilitação da troca de experiências entre as 20 cidades envolvidas até a data de realização do evento, com vistas a disseminar boas práticas obtidas com a implantação do Projeto em cada município, enraizando a premissa de que é possível construir uma parceria positiva da sociedade com as prefeituras para fomentar o crescimento e a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Integrantes de 10 cidades integrantes do Projeto apresentaram um balanço de suas atividades, conquistas e planos futuros, independente do estágio de implantação dos Conselhos. A escolha da cidade de Goiânia como local do evento justifica-se pelas articulações alcançadas pelo município desde sua integração ao Projeto, mostrando-se como referência de atuação diante das demais cidades.

Na abertura do encontro, que contou com a presença de autoridades, dirigentes e empresários do setor, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese) entregou ao prefeito Íris Rezende (PMDB) o projeto para execução das obras de revitalização da Praça do Trabalhador e conclusão do lado leste das obras da Avenida Leste Oeste. A parceria está formalizada em carta de intenções assinada pelo presidente do Codese de Goiânia, Euclides Barbo Siqueira e o prefeito.

Crédito: Silvio Simões

O evento contou com a apresentação das cidades de Goiânia, Belém, Brasília, Campo Grande, Cascavel, Caxias do Sul, Manaus, Porto Velho e Uberlândia.

O resultado alcançado foi obtido através do encontro e reunião dos principais atores envolvidos nas cidades que compõem o projeto “O Futuro da Minha Cidade” foi a instalação do Fórum Nacional do Projeto e definição de ações futuras, como a realização de encontros duas vezes por ano (previsão de realização da próxima em maio de 2018, na cidade de Brasília-DF), alinhamento de apresentações dos desafios mais complexos, a realização de uma palestra técnica sobre tema de interesse geral, envolvimento das Câmaras Temáticas ligadas aos Conselhos já instalados, uma possível seleção de TCC, abordando o tema “Perspectivas de Futuro”, voltadas para as cidades, candidatura do projeto ao Edital da União Europeia, realização de uma missão internacional no segundo semestre de 2018, em parceria com o Programa EU Sharing Cities, nas possíveis cidades: Lisboa – Sharing City; Garapen – País Basco – Articulação de desenvolvimento regional e Montpellier – França – Cooperativismo e Desenvolvimento. E com relação aos requisitos para apoio da CBIC, estabeleceu-se algumas diretrizes, como a importância do feedback – dar retorno e informações, exposição da relação com executivo e legislativo local, perspectiva de instalação do Conselho em 2018 e participação das cidades na missão internacional.

COMPARTILHE!

Agenda CMA

Abril, 2024