
Construção discute papel da transparência para destravar investimentos

A jurista e ministra aposentada do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon reforçará os debates do painel ‘Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz’, durante o seminário ‘Diálogos CBIC: Destrava Brasil’, que será realizado na próxima quarta-feira (11/12), das 10h às 16h, no B Hotel, em Brasília. As inscrições estão abertas e podem ser feitas, via internet, pelo link forms.gle/Kvh8q9RySrDoHcSW9
Calmon buscará analisar a evolução das políticas de integridade do setor da construção e seu papel na retomada de investimentos em obras públicas e privadas. “Com todos os escândalos de corrupção, o setor da construção precisava tomar uma providência e tomou. O resultado desse trabalho começa a se concretizar diante do mercado que está se abrindo e melhorando. Essa preocupação da CBIC em gerar mais transparência nas empresas é muito relevante no atual cenário político-econômico do País”, ressalta a ministra.
Calmon é consultora do projeto ‘Ética e Compliance na Construção’, promovido pela Câmara Brasileira da Construção (CBIC) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) que desde 2016 já promoveu ações em mais de 20 cidades brasileiras.
O seminário ‘Diálogos CBIC: Destrava Brasil’ é promovido pela CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Sesi, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Para as palestras foram escalados especialistas e representantes do governo.
A Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC trará um debate sobre ‘Programa de Integridade, Ética e Combate à Corrupção’, que além da ministra Eliana Calmon, conta com as presenças de:
- Délio Lins e Silva, presidente da ordem dos Advogados do Distrito Federal (OAB/DF);
- Sergio Moro, ministro da Justiça (convidado);
- Ana Claudia Gomes, presidente da CRS/CBIC.
Dentro da programação do evento, o Conselho Jurídico (Conjur) da CBIC prepara um debate sobre ‘Regime Especial de Tributação – PL 888 e Reforma Tributária’, com a participação de:
- Marcelo Ramos (PL/AM), deputado federal e relator da reforma tributária no congresso;
- Eduardo Fleury, advogado tributarista;
- José Carlos Gama, presidente da Conjur/CBIC.
Já a Meio Ambiente (CMA) da CBIC conduzirá o tema ‘Desburocratização de Licenciamento de Obras’, com os palestrantes:
- Ana Tereza de Castro, representante da Secretaria Nacional de Governo Digital;
- Maurício Bianchi, Diretor Técnico da Cidade Matarazzo;
- Marco Antonio Zanatta, criador da startup Aprova Digital;
- Nilson Sarti, Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CBIC.
Ainda no âmbito da Comissão de Meio Ambiente, o painel ‘Segurança Técnica no Licenciamento Ambiental’, vai receber:
- Rogério Menezes, Secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
- Tatiana Veil, representante da Secretaria de Apoio ao Licenciamento Ambiental e Desapropriações;
- Roberto Stanchi, Coordenador Nacional de Licenciamento Ambiental do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (Iphan);
- Marcos Saes, consultor jurídico da área de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CBIC.
Os assuntos tratados no evento têm interface com os projetos ‘O Futuro da Minha Cidade’ e ‘Ética e Compliance na Construção’, desenvolvidos pela CBIC com a correalização com Sesi Nacional, além do projeto ‘Diálogos Temáticos CBIC’, realizado em conjunto com o Senai Nacional.